Vocação

Toda pessoa almeja descobrir o sentido último de sua existência, encontrar algo que a leve à realização plena. O ser humano que vive conscientemente tende a questionar-se sobre o que trilhar, sobre as opções e decisões a tomar, sobre o destino a dar à sua vida, sobre o quer SER e FAZER.

Sob a ótica cristã, acreditamos que todos recebem a semente da vocação. Na origem de seu significado, a palavra vocação traduz-se por chamado. Deus nos chama a realizar uma missão no mundo. Sob esta perspectiva, a existência humana nunca estará entregue ao acaso.

A vocação é especial e única. Deus nos chama a partir de uma realidade concreta para sermos seus “braços” na construção do Reino de Deus, vivendo no amor. A adesão ao chamado passa por uma experiência de Deus, de seu amor, feita de forma íntima e pessoal. Ele age na nossa história, marcada pelo pecado e pela graça, comunica-se, através dela, tocando nossa vida e revelando o BEM MAIOR.

A resposta ao chamado de Deus envolve perdas e ganhos. Assim, “quando encontra uma pérola de grande valor, ‘a pessoa’ vai, vende todos os seus bens, e compra essa pérola” (Mt 13, 46). É sempre uma realidade que nos ultrapassa, como uma pequena semente de mostarda que “cresce fica maior que todas as árvores” (Mt 13, 32).

Pin It on Pinterest

Share This