Pilares da espiritualidade de ALMABER

A pessoas que desejam integrar-se a ALMABER são convidadas a aprofundar seu conhecimento sobre o carisma franciscano e o carisma de Santa Maria Bernarda, para assumir o projeto de vida laical e a missão própria que destaca três pilares:

Fraternidade

É o valor essencial do carisma franciscano, herdado por ALMABER. Emana da experiência da paternidade de Deus e filiação divina de Cristo. Se Deus é nosso Pai, nós somos todos irmãos(ãs). Esta é a dignidade que deve caracterizar a convivência e as relações. Nela supera-se toda forma de hipocrisia. É no irmão e na irmã que ALMABER encontra a presença mística de Cristo. Implica testemunhar o amor, o respeito e a reverência para com a fraternidade laical, com a vida e com toda a criação. Isso deve manifestar-se, especialmente, com os pobres e necessitados. É na fraternidade que se criam laços profundos, onde se vive o perdão, a reconciliação. Os pecados e debilidades dos irmãos e irmãos não podem ser motivos de separação. Os irmãos se importam com as necessidades uns dos outros. Afinal, é o que somos: irmãos e irmãs.

Minoridade

Está intimamente ligada à vida em fraternidade. É um espírito alternativo quanto ao exercício do poder, da liderança, dos dons, do serviço… Como filhos de Deus somos irmãos. Então, isso é o que conforma a dignidade da pessoa. Ninguém é mais que ninguém. Todos são chamados a servir. Trata-se do exercício do poder na horizontalidade e não na verticalidade. As decisões são partilhadas, consensuadas e não impostas. O exercício de liderança existe, porque esta sempre será necessária, mas a pessoa o fará com humildade e despojamento. O líder é o primeiro que serve por que “o maior no Reino dos Céus é aquele que serve” (Mt 20). O exemplo está em Jesus. São Francisco compreende que, mesmo a pessoa mais desprovida ou limitada tem algo a contribuir e deve ser ouvida em fidelidade ao Espírito. Para eliminar qualquer forma de abuso na relação fraterna, Francisco instrui os irmãos a servir e honrar uns aos outros. Também devem sentir-se honrados quando estiverem no meio dos pobres. A pessoa que vive a minoridade deixa Deus agir em sua vida e torna-se seu instrumento.

Misericórdia

A palavra misericórdia significa dar o coração ao miserável. A pessoa misericordiosa abre o coração à condição de quem sofre para agir em resgate da vida. A misericórdia é a caridade em obras. A compaixão transforma-se em gestos e atitudes. Santa Maria Bernarda deixou a clausura e lançou-se á missão. Dar atenção à necessidade do pobre é um imperativo ético. Para Francisco, a misericórdia é fonte e fruto de seu processo de conversão. Ela define seu modo de ser, de atuar e sua pedagogia. É a atitude que caracteriza Francisco depois de sua conversão. A misericórdia feita com os leprosos leva Francisco à experiência da reconciliação com Deus e com as pessoas. A conversão implica o serviço pois a pessoa torna-se instrumento de Deus. A pessoa misericordiosa é capaz de transformar seus sentimentos e seu juízo sobre a realidade pela compreensão da Boa-Notícia do Evangelho.

Pin It on Pinterest

Share This