Todas as pessoas, num momento ou outro da vida, se deparam com momentos dolorosos de sofrimento, de morte, de doença,etc. É somente pela graça da Esperança, a segunda virtude teologal, que estas realidades adquirem sentido, tornando-se um meio de salvação,um caminho para chegar a Deus. A Esperança nos dá a certeza de que um dia viveremos na felicidade eterna. A virtude da Esperança consiste em confiar com segurança nas promessas de salvação. Baseia-se na certeza que temos de que Deus nos ama. E baseia-se na bondade e no poder infinito de Deus, que é sempre fiel às suas promessas.

“Amados, já somos filhos de Deus, mas ainda não se manifestou o que havemos de ser. Sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele e o veremos tal como Ele é”(1 Jo 3,2).

“A esperança heroica das almas consagradas manifesta-se, sobretudo na sua coerência e perseverança em seguir o chamamento divino e em viver generosamente os compromissos assumidos com:

  • Tenacidade
  • Desprendimento
  • Resiliência
  • Confiança

Os seus 55 anos de profissão religiosa,vividos de forma coerente e frutuosa, são um sinal da orientação decidida de Santa Bernarda, um sinal inconfundível de Esperança em todos os sentidos”. “Ela depositava uma grande fé nos méritos de Jesus Cristo” (HV p. 71).

O que significa esperança?

– Uma atitude que requer nossa paciência;

– Confiar nossa caminhada à direção do Espírito Santo;

– Ter confiança nas promessas de Deus;

– Buscar certezas em meio a situações complexas.

O olhar esperançoso de Jesus – Faça a vontade do Pai

A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de toda a pessoa; assume as esperanças que inspiram as atividades dos seres humanos; as purifica e ordena para o Reino dos céus; protege contra o desânimo; sustenta no abatimento; dilata o coração na expectativa da felicidade eterna. O impulso da esperança nos preserva do egoísmo e nos conduz à venturosa caridade (CIC 1818).

Santa Maria Bernarda…

  • Conservou sempre a calma e a alegria na enfermidade;
  • Infundia ânimo e confiança, para que superassem as adversidades;
  • Demonstrou filial respeito a Deus, procurando evitar os pecados veniais;

Suportar as árduas provas…

Santa Maria Bernarda tinha a virtude da esperança e a manifestava no modo como superava as dificuldades, tendo como objetivo a vida eterna (HV 72).

A virtude da esperança teve o efeito de torná-la muito corajosa, capaz de suportar as árduas provas que encontrou e de atuar com uma energia impetuosa e extraordinária em todas as dificuldades que tentaram impedir a realização do plano de Deus (HV 204).

A verdadeira e grande esperança do ser humano, apesar de todas as desilusões, só pode ser Deus, o Deus que nos amou e que continua a amar-nos “até o fim”, “até à plenitude” (Jo 13,1; 19,30).

Deixar-se tocar pelo amor…

Aquele que foi tocado pelo amor começa a sentir o que é verdadeiramente a “vida”. Começa a vislumbrar o que significa apalavra esperança, que encontramos no rito do batismo: pela fé esperamos a vida eterna, a verdadeira vida que, totalmente e sem ameaças, é simplesmente vida em plenitude.

Citação Bíblica – 1 Pe 1, 3-4

Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia e pela ressurreição de Jesus Cristo de entre os mortos, nos fez renascer para uma esperança viva, para uma herança que não pode ser destruída, nem manchada, nem secar, reservada para vós nos céus. Palavra do Senhor.

Interiorização e revisão de vida

1. O que é para mim a esperança desde minha experiência como pessoa consagrada ou leiga?

2. Em que fatos concretos minhas atitudes, palavras e ações foram realizadas a partir da fonte da esperança?

Sejamos pessoas de esperança.

“Conservemo-nos firmemente ape­gados à nossa esperança, porque é fiel aquele cuja promessa aguardamos” (Hb 10,23).

Pin It on Pinterest

Share This