O que é confiar?
Confiar é ter esperança fortalecida pela fé: “eu creio que vai acontecer”! Quem espera e crê, tem confiança. A confiança é a esperança robustecida pela fé. A confiança é uma entrega sem reservas a ação da Providência Divina, é um abandono de si mesmo e de nossos meios para esperar unicamente na bondade e na sabedoria de Deus. E, em que devemos confiar? Que vamos estar no Céu. Confiança! É o que nos diz o salmo: “Feliz o homem que confia no Senhor” ( Sl 1, 2). Ter confiança é ter a esperança segura, firme, forte e confiar que se vai conseguir o esperando.
CANTO: “Confia em Mim” ( CD Ir. Myriam Ávarez)
Querido Deus, meu santo e bom Pai; Senhor, meu amigo.
Sei que Tu me amas, que minha vida está em Tuas mãos,
Por isso coloco toda minha confiança em Ti.
Tu estás sempre comigo,
Ainda que meu coração falhe contigo, às vezes e volte a começa.
Tu sempre estás comigo, Senhor, meu amigo.
E ouço sua voz lá no fundo de mim, me dizendo:
Não tenhas medo, meu filho.
Sei que sua tarefa é árdua, estou contigo;
Se a tempestade aumentar, estou contigo;
Se o caminho for muito difícil, estou contigo;
Se sentes solidão, estou contigo.
Tua voz me diz isto: confie sempre em Mim,
eu te amo demais para te deixar sozinho.
Confie em Mim, espere em Mim.
Apenas te entregue e confie. Espere em mim.
Eu nunca te deixarei nem te abandonarei;
tornar-se forte na luta.
Elevarei teu voo, a tempestade se acalmará,
haverá prosperidade, tu verás minha glória.
Levante tua bandeira, recupere a esperança,
O sol nasce de novo, depois de cada noite.
Eu te amo demais para te deixar sozinho.
Confie em mim.
Obrigado Pai, por tanto, amor. Obrigado pai.
Abandono minha vida em suas mãos,
não sei o que você fará comigo,
Só sei que Tu me amas, e que nada é impossível para Ti.
Eu confio em Ti, Senhor.
Reflexão Bíblica
Texto de Jeremias 17, 7-8: Bendito o homem que confia no Senhor e põe sua confiança Nele. Será como uma árvore plantada junto da água, que estende suas raízes até a corrente; não teme que chegue o calor, e suas folhas estão sempre verdes. Em época de seca não se angustia e nunca deixa de dar fruto.
Madre Bernarda nos convida… Confia em Deus
“Uma grande confiança em Deus implica desconfiança em si mesmo. Convença-se de sua fraqueza e desamparo. Deixe toda a confiança em você, no seu poder, no seu sucesso. Não se vanglorie de sua experiência. A experiência pura não é uma virtude. Cuidado! Não dê muita importância às consolações e aos conselhos humanos, fortaleça-se espiritualmente para carregar a cruz da sua vocação, mesmo que falte toda a ajuda humana.
Este pensamento fortalece você: “Não posso fazer nada sem a graça de Deus”. A humilde desconfiança de si mesmo é uma das asas com as quais você deve descer novamente ao abismo do seu nada. Você deve subir no mesmo momento, com a asa de uma confiança invencível em Deus. Quanto mais fundo você descer no abismo do seu nada, mais poderosa será a asa da confiança e mais alto ela subirá para Deus. Deus está sempre pronto para ajudá-lo com amor paterno. Nos sofrimentos e dificuldades de todo tipo, tenha fé! “Jesus quer e pode ajudá-lo em todas as suas vicissitudes”. Confie em Deus seja seu companheiro inseparável (Noviciado Jardim de Deus p. 90).
A confiança e o abandono de Madre Bernarda em Deus sempre a acompanharam. Ela costumava dizer: “Que a tua vontade, Senhor, sempre se cumpra em mim”. Atenta ao Plano de Deus na sua vida, preocupava-se apenas com a glória do Pai, com a confiança ilimitada dos filhos de Deus. Juntamente com as irmãs, ela queria depender exclusivamente da Providência Divina e ter apenas o que a misericórdia do céu lhe proporcionava, através de pessoas de bem.
A atitude de abandono à Vontade de Deus transformou todos os seus passos em atos de puro amor. Ela sempre manteve a alegria e a calma na doença, nas horas de escuridão e quando era incompreendida. Antes de tomar decisões, ela orou e convidou as irmãs a orar e, nas adversidades, encorajou-as e disse-lhes: “Amadas filhas, pratiquem a confiança todos os dias; com isso, agradam e honram o bom Deus. Entreguem-se sem reservas à Vontade de Deus. Nosso apoio será sempre a Divina Providência”. Ela não temia a morte, desejava ardentemente unir-se a Cristo. Animada pela confiança em Deus, estava sempre disposta a colaborar com Ele.
Momento de interiorização e partilha fraterna:
Olhando retrospectivamente, tomo consciência dos momentos em que depositei a minha confiança no Senhor, durante a minha caminhada como batizado e chamado a uma vocação. De que forma manifesto em minha vida que confio em Deus?
A confiança segundo o Papa Francisco
O Papa Francisco nos convida a viver na esperança vigilante, ou seja, a estar sempre preparados para receber o Senhor, com total confiança de que já fomos salvos por Ele e de que aguardamos a plena manifestação da sua glória. Isto exige que vivamos a nossa fé com responsabilidade e que acolhamos com gratidão e admiração cada dia das nossas vidas como um presente de Deus.
Só a confiança, “nada mais”, não há outro caminho pelo qual possamos ser conduzidos ao Amor que tudo dá. Com a confiança, a fonte da graça transborda nas nossas vidas, o Evangelho torna-se carne em nós e transforma-nos em canais de misericórdia para os nossos irmãos e irmãs.
É a confiança que nos sustenta todos os dias e que nos manterá diante do olhar do Senhor quando Ele nos chamar: «Na noite desta vida, aparecerei diante de ti com as mãos vazias, porque não te peço, Senhor, que você mantenha um registro de minhas obras. Todos as nossas justiças têm manchas aos teus olhos. Por isso quero revestirme da tua própria Justiça e receber do teu Amor a posse eterna de Ti mesmo (EAC’EST LA TRUST).