Objetivo: Compartilhar a experiência de liderança das pessoas envolvindas, para conhecer-se, valorizar-se, encorajar-se e continuar a serem sinais credíveis na missão confiada.

PRIMEIRO PASSO:
Motivação: Cada pessoa recebe as frases do anexo no 1. A música de fundo “Um bom líder” é tocada e cada uma é convidada a lê-las pessoalmente, depois é feita uma partilha em duplas e depois uma socialização no grupo.

Texto bíblico: Mt. 20,25-28

Reflexão: Um verdadeiro líder não reserva nada para si mesmo, ele se entrega para gerar vida. Jesus com seu exemplo nos ensina a ser líderes a partir da atitude de serviço, tudo que ele ensina é respaldado por sua vida. Os grandes da terra exercem poder esmagando o povo. A regra de ouro de Jesus é a do serviço: “Quem quer ser grande deve ser servo”. Jesus não age como os governantes deste mundo que estão preocupados em exaltar sua própria figura e lucrar com isso. Ele trabalha e age em favor dos mais necessitados.

GRANDE É AQUELE QUE SABE DOBRAR PARA CUIDAR, DIGNIFICAR A VIDA DE SEUS IRMÃOS E IRMÃS.
Interiorização: À luz desta Palavra, Que atitudes devem caracterizar o exercício da liderança entre as pessoas e comunidades onde realizamos nossa missão?

Canção: “Viver para servir” de Salomé Arricibita ou outra. (Dar um enter para escutar)

SEGUNDO PASSO: As pessoas são convidadas a relembrar as experiências de liderança que tiveram ao longo de sua vida. Para isso, cada um receberá a folha com o guia. (Ver anexo no 2), daremos um tempo razoável de 15 ou 20 minutos para desenvolvê-lo em nível pessoal.

TERCEIRO PASSO: Ouve-se a música “Somos” e depois cada pessoa partilha a sua experiência, a partir do símbolo que a representa no exercício da animação e liderança no momento atual.

A fraternidade é convidada a um momento de oração em agradecimento por toda a experiência compartilhada. Assumimos um compromisso em torno do desafio de potencializar nossa liderança na missão confiada, influenciando evangelicamente na transformação de nossos ambientes.

ORAÇÃO FINAL

Senhor Jesus, que possamos ir em missão todos os dias e dar o melhor de nós mesmas. Que possamos inspirar, influenciar e elevar todos que conhecemos através do dom do bom exemplo.

Que possamos criar mudanças positivas em situações negativas. Que possamos tratar todos os nossos curadores, com respeito, apreço e bondade. Senhor Jesus nos capacite a despertar nossa liderança como mulheres consagradas na extensão do seu Reino.

Dá-nos a graça de crescer em minoridade e serviço aos irmãos, sem nenhum protagonismo, ajuda-nos a influenciar a transformação de nossos ambientes, colocando a pessoa humana no centro. Dá-nos o dom do discernimento para que, diante de tantas ofertas do mundo, saibamos concordar com a verdade do Evangelho, torne-nos capazes de nos curvar diante da dor humana, de levantar os que sofrem. Que saibamos como exercer nossa liderança, assumindo com responsabilidade a missão que nos foi confiada, enfrentando as dificuldades com esperança, sendo criativsa para abrir novos caminhos e horizontes.

Subsídio complementar – EXPERIÊNCIA NO MEU EXERCÍCIO DE LIDERANÇA

Santa Maria Bernarda nos lembra na carta no 44 que o título de consagradas equivale a um duplo compromisso: “Glorifiquem a Deus por sua perfeição pessoal e glorifiquem-no por seu apostolado na extensão do Reino. Irmãs enfermeiras, educadoras, encarregado da despensa,
lavanderia da organização em qualquer setor de seu apostolado, glorifique a Deus com sua vida santa e com seu trabalho.” À luz deste chamamento, queremos convidá-la a recordar o exercício de animação e liderança nos diferentes serviços que a Congregação vos confiou ao longo destes anos de vida. Lembrai-vos que através deles deixamos um sinal que marcará a nossa vida e a dos nossos curadores. Simplesmente descreva sua experiência no guia a seguir.

  • Serviços prestados
  • Acontecimentos significativos dentro destes serviços
  • Conquistas
  • Dificuldades
  • Impulso que este serviço tem dado a minha vocação

Ao final deste exercício, busco um símbolo que me represente na liderança e animação da missão confiada, para depois partilhar.

Pin It on Pinterest

Share This