Há muitas mulheres que aparecem na Bíblia que deixaram um testemunho digno de ser admirado e seguido. A Palavra de Deus nos revela detalhes muito importantes de suas vidas já que foram escolhidas para alcançar grandes conquistas, dentro dos caminhos do Senhor. Algumas eram rainhas, mas a maioria eram mulheres humildes e simples.
Todas elas desempenharam um papel fundamental na história da salvação. Cada mulher trouxe seu caráter único para influenciar o mundo e, por isso, ainda as lembramos séculos depois.


Mulheres líderes no Antigo Testamento

Sara
…em idade avançada, abandonou a sua vida para viver em tendas, sempre ao lado do marido para apoiá-lo em seu trabalho para a obra de Deus. Era uma mulher que temia a Deus e tinha muita fé nele, por isso, aos 90 anos, deu à luz Isaac, a quem amou e cuidou, ajudando-o a se tornar um grande líder.

Miriam
…uma profetisa que liderou Israel com seus irmãos Moisés e Arão (Miquéias 6,4). Ela era uma mulher que cresceu como escrava no Egito. Ela cuidou de seu irmão Moisés quando ele era bebê. Miriam era uma líder de adoração e uma profetisa. Ela era uma mulher altamente respeitada no povo hebreu.

Rahab

… era uma prostituta de Jericó que salvou a vida de dois espiões hebreus. Essa foi a razão pela qual sua família foi poupada quando os hebreus atacaram Jericó. Graças à sua fé, essa mulher desprezada conquistou um lugar entre o povo de Israel.

Débora
… foi uma excelente líder, profetisa, juíza e governante reconhecida da nação de Israel, quando não havia rei. Ela convocou o exército e encorajou os guerreiros a derrotar os opressores. Sob sua liderança, Israel teve paz por 40 anos.

Rute
…ela era uma jovem virtuosa, de caráter tão correto que sua história de amor é uma das histórias favoritas de toda a Bíblia. Rute não era israelita, mas conquistou um lugar entre o povo de Deus por sua dedicação a Deus e seu amor por sua sogra.

Ana
…era uma mulher que não podia ter filhos, mas tinha grande confiança em Deus, por isso orou com muita fé e recebeu o que ansiava. Ela dedicou seu filho a Deus. Com bons princípios e um caráter de acordo com a vontade de Deus, ela criou Samuel que se tornou um importante profeta.

Ester...
…foi muito corajosa e arriscou sua vida para salvar seu povo de um grande massacre. Deus deu a Ester beleza, graça e inteligência para que ela pudesse proteger seu povo. Ester saiu com coragem, provando que Deus pode salvar seu povo mesmo quando as probabilidades parecem impossíveis.

Mulheres líderes no Novo Testamento

Maria de Nazaré…
…no Sim de Maria se concretiza a promessa salvífica, pois é nesta fidelidade de Maria, como se dá a encarnação de Deus em Jesus, que mostrará a fidelidade ilimitada do Pai ao nos dar seu filho para nossa salvação.

Maria Madalena
…uma mulher que permaneceu fiel a Jesus mesmo após sua morte. Jesus expulsou sete demônios dela, ganhando seu amor pela vida.

Marta
…junto com sua irmã Maria de Betânia, eram discípulos de Jesus. Jesus permitiu que Maria de Betânia o ungisse e o preparasse para o sepultamento (João 11,2). Marta era uma mulher de grande fé e acuidade espiritual.

Mulheres na liderança da Igreja Primitiva

Priscila
…mestra, valente, cooperadora, líder na Igreja. Ela é um exemplo de trabalho em equipe, junto com o marido ela espalha a palavra de Deus. Com Pablo, fundaram uma igreja em sua casa.

Dorcas
…essa mulher abundava em boas obras e esmolas que fazia. Ela estava envolvida em costurar vestidos e túnicas para os pobres (Atos 9,36 – 39) Dorcas é a única mulher nas Escrituras que é chamada de “discípula”.

Febe
…chama de diaconisa pois servia em sua igreja e tinha responsabilidades. Alguns especialistas dizem que ela pode ter sido mestra. Ele tinha um coração disposto a servir aos outros, ajudou muitas pessoas, inclusive Pablo.

Oremos com as mulheres Bíblicas

Que Eva nos dê a esperança para escolher a vida e preservá-la depois de perder o paraíso.
Que a esposa de Noé nos conceda a arte de saber guiar as criaturas da terra.
Que recebamos de Sara a fé para seguir seu sonho pelo deserto e acreditar que o impossível é possível.
Que Rebeca nos ajude a superar a opressão do costume.
Que Lía nos dê resistência e perseverança na solidão.
Que Raquel nos ensine compaixão e amor para com nossos irmãos e irmãs, a fim de aliviar sua dor.
Aprendamos com Dina, a correr os riscos de quebrar o isolamento e buscar a amizade com outras pessoas.
Que Rahab nos ensine a abrir as portas da nossa casa e do nosso coração aos estrangeiros, aos diferentes, e a compreender as boas novas que eles trazem.
Que Miriam nos ajude a encontrar sempre palavras de alegria, louvor e bênção.

Que Débora nos ajude a ver o Senhor sempre marchando à nossa frente e a tomar a palavra com coragem.
Que com Ana, tenhamos a audácia de pedir ao Senhor o impossível.
Que junto com Ruth, saibamos preservar o melhor que eles nos deixaram nossos mais velhos.
Que Judite nos encoraje a participar dos caminhos de libertação de nossos povos.
Que Isabel, mãe de Juan, nos ensine a tornar fértil o que parece estéril.
Que Maria, a mãe de Jesus, nos mostre o fruto bendito do seu ventre.
Que a mulher cananéia nos dê sua ousadia, sua audácia e sua liberdade.
Como a mulher samaritana, voltamos para casa anunciando que Jesus nos devolveu o sentido da vida e nossa dignidade.
Que com Maria Madalena não tenhamos medo de amar ou pedir perdão.

Para refletir:

Que exemplos inspiradores de liderança encontro nessas mulheres das Sagradas Escrituras? Por que foram caracterizados?

Quais são as características de minha liderança e como as coloco a serviço da fraternidade e da missão confiada?

Pin It on Pinterest

Share This