Aprofundemos o estilo de liderança de Jesus para sermos pessoas de alta qualidade humana, de boas relações, ajudando para que as pessoas cresçam e exerçam sua liderança no cotidiano. Quando você decide começar a ser um líder motivado pela fé em Deus e pelo amor ao próximo, você aprenderá a ser um líder no estilo de Jesus. Observe o que Ele fez:

Responsabilidades de um Líder Espiritual

(Extraído de lições adaptadas do livro: Liderança com propósito. Volume 1: lições de liderança baseada em Neemias. Rick Warren. Ed. Vida, 2005)

Sete responsabilidades de um líder espiritual ao estilo de Jesus:

1) Ajudava-os a conhecer a Deus: A primeira responsabilidade como líder cristão é ajudar os outros
a conhecer a Deus. O que está em jogo é a eternidade, vida ou morte, céu ou inferno. Jesus disse: “Para aqueles que você me deu, eu revelei quem você é. Eles eram seus; tu me deste e eles obedeceram à tua palavra” (Jn 17, 6).

Toda a vida é um empréstimo feito por Deus. Ele criou cada um de nós. Como líder, suas responsabilidades dadas por Deus têm a ver com mordomia.

Observe que Jesus não disse “a quem me deste, eu te dei a conhecer”. O que ele fez foi se revelar, foi para ser um exemplo. Aqui está um pensamento profundo que deve sempre nos guiar, seja como líderes na igreja, no mundo dos negócios, na escola ou na família: o que os outros pensam sobre Deus será baseado em grande parte no que eles pensam sobre você.

Se você for impaciente e exigente, fará Deus parecer impaciente e exigente também; se você estiver distante e desapegado, fará com que Deus pareça assim. Neste mundo há muitas pessoas que nunca tiveram um bom relacionamento com seu pai terreno. Todo cristão tem uma responsabilidade para com aqueles que não conhecem a Cristo.

2) Lhe ensinava a Palavra de Deus. “Porque eu lhes entreguei as palavras que você me deu, e eles
as aceitaram; eles sabem com certeza que eu vim de você, e eles acreditaram que você me enviou”. (Jn 17, 8).

A Palavra de Deus é nosso fundamento; É sobre isso que construímos nossas vidas. É sólido, é o manual, é o nosso guia.

Jesus disse: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:32). Deus está interessado em que todos sejamos livres; Ele não quer ninguém escravizado pelo pecado, culpa, angústia ou ressentimento; Ele não quer que sejamos guiados pelas expectativas dos outros. Somente uma vida edificada na Palavra de Deus pode conhecer a liberdade genuína. Portanto, antes de poder ensiná-lo, é preciso conhecê-lo, atualizá-lo e estudá-lo a fundo.

Há muitas razões para estudar a palavra de Deus a fim de ser eficaz na liderança. Por enquanto vamos dizer apenas quatro: 1) É um mandato: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2:15) 2) Dá segurança à pessoa que crê: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e jamais perecerão, nem ninguém poderá arrebatá-los da minha mão” (Jo 10, 27-28); Permite-nos viver com calma e segurança. 3) É eterno: “o céu e a terra deixarão de existir, mas as minhas palavras permanecerão para sempre” (Mc 13, 31). 4) Ele julgará no último dia: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a palavra que tenho falado, que o julgará no último dia” (Juan 12,48).

3) Rezava por eles. “Eu rezo por eles. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus” (Jo 17, 9). Jesus orou pelas pessoas que liderou. Como líder espiritual, você deve orar a Deus pelas pessoas.

Jesus orou, em primeiro lugar, para que eles recebessem alegria: “Agora, em vez disso, vou para você. Se digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, é para que possam participar plenamente da minha alegria. (Jo 17, 13). Adorar é desfrutar de Deus. Segundo, ele orou para que eles crescessem, ele não orou para que Deus tornasse a vida mais fácil para eles: “Não vos peço que os tireis do mundo, mas que os defendais do maligno” (Jo 17,15). Não crescemos quando as coisas são confortáveis, fáceis ou convenientes; na verdade, quando as coisas vão bem na vida, podemos não estar crescendo. Crescemos por meio de provações, tribulações, problemas e até tentações. Trata-se sempre de uma oportunidade de tomar a decisão certa. A próxima coisa é que Cristo orou para que eles experimentassem pessoalmente a comunhão com Deus: “Eu não oro apenas por eles. Também rezo por aqueles que crescerão em mim por meio de sua mensagem, para que todos sejam um. Pai, assim como você está em mim e eu em você, que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que você me enviou. (Jn 17,20-21).

Lembremo-nos de que esta vida é uma preparação para a eternidade; uma das coisas que vamos fazer no céu é amar uns aos outros; isso se chama comunhão. O maior assunto que podemos passar na vida terrena é aprender a nos amar verdadeiramente. O mundo vencerá quando o povo de Deus for um. Ore por aqueles de quem você é líder; peça a Deus para trazê-los para sua família. Por último, Jesus rezou dizendo “santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17, 17). O líder espiritual ora para que seu povo sirva a Cristo efetivamente, viva para Cristo com alegria e cresça espiritualmente para melhor servi-lo.

4) Ele lhes deu seu caráter. “Ele lhes deu seu caráter. “Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que sejam um, assim como nós somos um” (Jo 17,22). Qual é a glória de Deus? É seu caráter, sua natureza; é o que Deus é; é o seu próprio ser. Quando Jesus diz que eu dei a eles a glória que você me deu, ele está dizendo, estou colocando meu caráter, minhas qualidades neles.

Como líder cristão, sua vida está em constante exibição para aqueles que você lidera. O objetivo da vida é crescer em caráter e semelhança com Jesus Cristo. Isso significa desenvolver em nós suas qualidades: integridade, generosidade e humildade. Significa guardar a sua Palavra e servir aos outros, e fazer tudo com confiança, perseverança e paciência. Encontramos todas essas qualidades na vida de nosso Senhor Jesus. Nosso objetivo é integrá-los em nossas vidas e na vida daqueles que nos consideram seus líderes.

5) Protegia seu crescimento espiritual. “Enquanto eu estava com eles, eu os protegia e preservava pelo nome que me deste, e ninguém se perdeu, a não ser aquele que nasceu para se perder, para que se cumprisse a Escritura” (Jo 17, 12). Sinal espiritual é proteção; Jesus zela por eles e protege o crescimento espiritual daqueles sob seus cuidados.
Como líderes espirituais somos chamados, sem qualquer desculpa, a cuidar, proteger e fazer crescer os membros do grupo. A bíblia diz: “Cuidem como pastores do rebanho de Deus que está a seu cargo, não por obrigação ou ambição de dinheiro, mas com desejo de servir, como Deus quer. Não sejam tiranos com aqueles que estão sob seus cuidados, mas sejam exemplos para o rebanho” (1 Pe 5, 2-3).

A responsabilidade assumida pelo líder espiritual com cada um de seus membros é delicada e transcendental. Vejamos algumas delas: O líder ensina mais com seu testemunho do que com suas palavras; torna-se um exemplo: “cuidado para que a tua liberdade não se torne uma pedra de tropeço para os fracos” (1 Cor 8:9; 1 Tim 3:5). Você deve saber liderar: “cuide de você e do ensino; persevera nestas coisas, porque assim farás a salvação tanto para ti mesmo como para os que te ouvem” (1 Tm 4, 16). Ele tem o cuidado de manter os resultados: “Cuidado para não perder o que conquistamos, mas receber recompensa abundante” (2 Jo 1, 8).

6) Ele os enviou para servir. “Assim como me enviaste ao mundo, também eu os envio ao mundo” (Jo 17, 18). Uma paráfrase do mesmo texto diz: da mesma forma que você me deu uma missão para cumprir no mundo, agora eu lhes dou uma missão no mundo. O objetivo do líder é trabalhar para finalmente entregar a bandeira da liderança. Como líderes cristãos, estamos continuamente preparando e treinando a próxima geração de líderes. Certifique-se de estar preparando os membros do grupo para enviá-los.

7) Foi modelo de compromisso. “E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade” (Jn 17, 19). Ninguém pode levá-la espiritualmente além de onde você está agora. Neste momento, o que os outros estão vendo em seu compromisso? Nosso dever como líderes espirituais é cumprir os cinco compromissos de Jesus, para que os membros do grupo possam demonstrar nosso papel na vida cristã. Comprometa-se a conhecê-lo e amá-lo (adoração), comprometer-se a aprender a amar os outros em comunhão (comunhão), comprometer-se a crescer no caráter cristão (discipulado), comprometa-se a ser um servo na vida, e não apenas um aproveitador (ministério) e, por último, comprometa-se a compartilhar as boas novas (Evangelho). Quando você se compromete com os propósitos de Deus para sua vida, os outros verão esse seu compromisso. A atração de um coração completamente entregue a Deus é irresistível.

Assimilação e discernimento

Diante desta reflexão, perguntemo-nos:

• Com quais das sete responsabilidades de um líder espiritual no estilo de Jesus você se identifica? Quais você precisa fortalecer?

Prepare-se para ser ousado(a)…

Ponha a ousadia… dá-nos, Senhor, ter sempre:
na cabeça, fé nas pessoas e nos povos;

nos olhos, um olhar transparente e uma visão digna de tua presença na história;

nos ouvidos, escuta respeitosa e atenta
das súplicas e clamores daqueles que não têm voz;
 
nos lábios, uma palavra próxima, terna e boa
para aqueles que procuram e pedem;
 
no rosto, transparência, alegria e esperança
para aqueles que estão tristes e perdidos;

nos braços, a resistência e a luta pelo seu reino
aqui e agora;
 
nas mãos, a disponibilidade solidária
e uma fonte de carícias;
 
nos ombros, a força necessária para carregar
os fracos, cansados ​​e feridos;

nos pés, a itinerância para percorrer os caminhos
e asas para nos desinstalar;
 
no coração, sua paixão, sua paz, seu sentir
e proximidade com os pobres;

no ventre, a vida, sempre a vida,
recebida, gestado, dada, amada.

Oração

Amoroso Deus, coloque-me no caminho para um maior desenvolvimento da minha liderança. Revele-me o sonho da minha vida. Coloque-o em meu coração e acenda minha paixão por ele. Ao me ajudar a crescer, ensine-me a abraçar todo o processo do meu crescimento.

Dê-me paciência quando eu precisar e paixão quando estiver certo.

Ensina-me a ver além da minha vida e desejo.

Peço-lhe que me revele ou confirme esse propósito todos os dias.

Guia-me para progredir em obediência ao teu chamado.

E oro para que você coloque em mim a habilidade de Neemias para liderar e direcionar as pessoas no cumprimento de sua visão.

Amém.

Pin It on Pinterest

Share This