Durante os meses os meses de agosto e setembro de 2023, a Animadora Geral da Congregação, Ir. Marelvi Buelvas, realizou a segunda etapa da Visita Fraterna à Região Missionária São Francisco de Assis. Neste período, percorreu as fraternidades do Peru, Bolívia, bem como, as fraternidades do Centro, Norte e Nordeste do Brasil, visitando a missão, conhecendo os processos de evangelização realizados e convivendo com irmãs da Congregação que atuam nestes locais.
A Igreja constitui, atrevés do Código de Direito Canônico e do Direito Próprio dos Institutos que, nos tempos estabelecidos, os superiores devem visitar as casas e os religiosos a eles confiados. Essa visita pode ser denômida visita pastoral, visita canônica, visitação. No exercício da sua função como Superiora Geral da Congregação, Ir. Marelvi denominou essa atividade como Visita Fraterna.
Na sua estadia nas fraternidades da Região Missionária, Ir. Marelvi, acompanhada de Ir. Cruz Elena Cardona, transitou pelas obras da Congregação, conheceu projetos, realizou encontros com colaboradores, com os leigos associados de ALMABER, com pessoas engajadas na missão, com sacerdotes, bispos e como povo de Deus. A Visita Fraterna foi um tempo de graça, um tempo oportuno para reconhecer a riqueza da vida e missão das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.
A visita culminou na Sede Regional São Francisco de Assis, em Passo Fundo/RS, na segunda metade de setembro. Primeiramente aconteceram encontros com a fraternidade local, seguidas de reunião com o Governo Regional e, finalmente, houve um grande encontro celebrativo que reuniu as irmãs da Região Missionária, no dia 30 de setembro. No seu pronunciamento final, Ir. Marelvi manifestou seu agradecimento pela acolhida e pelos gestos fraterno recebidos durante a visita, manifestou suas impressões quanto à caminhada da Região Missionária, tendo em conta o processo de ressignificação congregacional, e por fim, apresentou suas recomendações.