“Permita que o Espírito de Deus impregne e oriente todos os vossos pensamentos, palavras, obras e ações!” (Santa Maria Bernarda)”.
A fraternidade de leigos ALMABER, “Semente Missionária”, movida pela espiritualidade e o carisma missionário de Santa Maria Bernarda, tem como local de encontros a residência das irmãs da Fraternidade Madre Imelda, na cidade de Erechim/RS/Brasil. A fraternidade “Semente Missionária” faz parte da Associação de Leigos Madre Maria Bernarda da Congregação. Já tem uma caminhada histórica de mais de 12 anos, sempre acompanhada e assessorada por irmãs que acompanham e participam dos encontros da fraternidade. Mensalmente se reúne para oração, formação, partilha de vida e missão. Todos os seus membros estão inseridos e atuantes em suas comunidades, participando em diferentes pastorais.
A fraternidade interrompeu os encontros periódicos impedida pela epidemia do Covid. 19 que enfraqueceu muito a participação dos seus membros. Precisou de um novo impulso para retomar aos encontros presenciais. Em 2023 a fraternidade se fortaleceu com renovado vigor. Os encontros mensais foram marcados com fortes momentos de oração na capela.
A continuidade na formação cristã pessoal e fraterna, tiveram como subsídios: o livro de Formação ALMABER, abordagem de assuntos relacionados às celebrações centrais do Ano Litúrgico, a comemoração das festas da Congregação, a Sagrada Escritura, as fontes de espiritualidade franciscana e assídua leitura e reflexão das cartas de Santa Maria Bernarda. A fraternidade foi sempre bem ativa participando de todos os eventos programados da Regional São Francisco para os leigos ALMABER.
Seguindo os passos e o carisma de Santa Maria Bernarda, a fraternidade “Semente Missionária”, se inspira e fortalece nas palavras, espiritualidade e carisma desta grande mulher que sempre viveu e consagrou sua vida à “Mãe Igreja”. “Apropriai-vos do espírito de nossa mãe Igreja. Como Filhas(os) fiéis, fazei vossas suas alegrias e suas dores. Trabalhai com interesse e incansavelmente pela extensão do Reino de Deus” (Santa Maria Bernarda).
Por Ir. Gisela Bruxel