Na semana de 10 a 18 de dezembro de 2021, na Paróquia de Tapera, no Rio Grande do Sul, a Equipe Vocacional da Arquidiocese de Passo Fundo, juntamente com as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, animam uma Semana Vocacional em preparação aos Votos Perpétuos da Irmã Cristiane Maria Götz. A Irmã Cristiane é filha desta comunidade paroquial, mais especificamente da comunidade da Vila Raspa, que pertence a esta Paróquia.
Uma intensa programação foi organizada, e envolve a visita às escolas, às comunidades católicas, aos doentes, lar de idosos, animação de lideranças como coroinhas, jovens, grupos do terço, ministros, catequistas. A receptividade das comunidades vem sendo muito positiva, caracterizando a semana de animação vocacional e missionária como um tempo de graça e alegria.
A Irmã Cristiane Götz, após haver ingressado e realizado o itinerário da formação inicial à Vida Religiosa Consagrada na Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, bem como, haver professado a sua Consagração Temporária, agora professa os Votos Perpétuos, também é conhecido como, a Consagração Religiosa Definitiva. Isto acontecerá no dia 18 de dezembro, às 10 horas na Comunidade de Vila Raspa, Paróquia de Tapera, Rio Grande do Sul.
Confira a seguir, um pouco da história da Ir. Cristiane Götz:
A Irmã Cristiane Maria Götz, é filha de Eugênio Paulo e Lúcia Götz, e tem irmãos mais velhos: André e Fernando. Nasceu em Tapera/RS, na comunidade Santo Antônio de Vila Raspa, paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia.
Foi na família que aprendeu os valores cristãos, o cultivo da oração, a devoção à Nossa Senhora de Fátima com a oração do terço e sempre a oração pelas vocações. Com a família participou da missa dominical e aprendeu a vivência concreta do amor às pessoas, através da visita às famílias e aos doentes. Atuava nas pastorais paroquiais, especialmente na catequese e na liturgia.
Desde criança sentia a inquietação do chamado, buscava mais do que somente formar uma família, mas de início, não estava claro se tratar do caminho da vida religiosa. Em meio a essas inquietações sobre o sentido da vida, recebeu o convite para participar do Cursilho de Jovens na Diocese de Erexim, em 2013. A partir daí, sua vida tomou um novo sentido.
Naquela oportunidade, conheceu as Irmãs as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, participando da ação concreta na novena da Romaria de Fátima de Erexim quando, no meio da multidão, avistou as irmãs vestidas com o traje marrom, veste oficial da Congregação. Uma das irmãs era a animadora vocacional. Depois da romaria, as irmãs mantiveram contato visitando Cristiane e sua família, a fim de iniciar o acompanhamento vocacional.
Após o acompanhamento vocacional, em 14 de fevereiro de 2014, Cristiane ingressou na casa de formação Lar de Nazaré, em Marau/RS, para etapa do pré-postulantado. E no dia 24 de maio do mesmo ano, seguiu a etapa do postulantado, que na época era interprovincial, na casa de formação Emaús, em Chapecó/SC. Em 31 de janeiro de 2015, ingressou na etapa do noviciado, canônico, realizado na Fraternidade Lar de Nazaré em Marau, e noviciado apostólico, com uma experiência pastoral na fraternidade Betânia em Passo Fundo/RS, junto às irmãs idosas, colaborando nos seus cuidado. Em 14 de janeiro de 2017, na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, de Marau RS, fez sua primeira profissão religiosa ou Consagração Temporária.
Enviada em missão, retornou para fraternidade Betânia em Passo Fundo, onde auxiliava no cuidado das irmãs idosas e enfermas. Nesse período, cursou diversas disciplinas do Bacharelado em Teologia na Itepa Faculdades, e concluiu o Curso Técnico em Enfermagem, bem como, curso de Massoterapia.
Atualmente, Ir. Cristiane atua no Hospital Santa Isabel e Residencial Santa Maria Bernarda de Gaurama/RS.
O lema escolhido pela Ir. Cristiane para sua Consagração Definitiva é inspirado em Isaías: “Não tenhas medo, eu te chamei e estarei sempre contigo” (Is 43,1-5).