O retiro anual vivenciado pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, neste ano de 2022, supõe o contexto congregacional que trata de consolidar o processo de reestruturação/reconfiguração/ressignificação iniciado em 2016. A partir do XIX Capítulo Geral Ordinário, celebrado em setembro de 2021, o lema que motiva a caminhada a vida e missão das irmãs é “Fidelidade à Aliança”. Assim como o povo de Israel passou pela experiência do deserto, a fim de conquistar a libertação e reconhecer as maravilhas realizadas pelo Deus Vivo que conduz a história, após estabelecer um novo horizonte congregacional, as irmãs se sentem convocadas a manter-se firmes no processo e consolidar os passos consensuados e iniciados.
Esse caminhar supõe reconhecer o amor misericordioso de Deus na vida de cada religiosa em particular, bem como, a necessidade de deixar-se guiar pela graça do Senhor que conduz e orienta, pela ação do seu Santo Espírito, na conquista da conversão pessoal e comunitária. Mantendo-se firmes no propósito estabelecido e fiéis à Aliança realizada por Aquele que ama, chama e envia, alcança-se a terra prometida e a vida consagrada se revigora na sua vocação profética e missionária para atender aos clamores do tempo presente.
A solidez dessa experiência depende ainda de que a Vida Consagrada possa se manter atenta aos apelos de Deus, realizando constantemente o discernimento dos espíritos. Por isso, o retiro anual congregacional vem ocorrendo com os diversos grupos de irmãs com o tema “Shemá Israel”, ou seja, “Escuta Israel”. O objetivo geral do retiro é: Fortalecer a atitude de escuta da voz do Senhor, como condição fundamental para permanecer fiéis à aliança, na terra prometida da Congregação Ressignificada, em seu ser e fazer.
O retiro anual tem uma duração de seis dias onde esse tema é desenvolvido com seu desdobramento nos seguintes tópicos:
1º Dia: Escutar com o coração;
2º Dia: Escutar a Deus na memória do processo congregacional;
3º Dia: Escutar como Maria;
4º Dia: Escuta ao estilo de Francisco, Clara e Bernarda
5º Dia: Escutar a Deus na vozes contemporâneas
6º Dia: Da escuta à profecia
A seguir acompanhamos o depoimento de algumas irmãs sobre a vivência pessoal do retiro…