As irmãs junioristas e Neo Perpétuas da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, participaram do encontro anual de formação e revitalização na cidade de Medellín (Colômbia), no período de 26 a 28 de agosto. Participaram Irmãs das Regiões Missionárias “Santa María Bernarda”, “Santa Clara” e “San Francisco de Asís”, acompanhadas pelas irmãs da equipe de formação: Marianella Chadid Anachury, Sandra Milena Avilés Marín, Ana Milena Quintero Betancur e o padre franciscano irmão de San Pablo Darío Mercado.

O objetivo deste encontro foi promover espaços vitais que favoreçam o diálogo, o acompanhamento, a celebração da vocação e a paixão por Jesus Cristo e seu Reino à luz do Carisma. Esses espaços são necessários para que as jovens que pertencem a essas etapas formativas possam continuar fortalecendo nossa resposta e recuperar forças para continuar a missão.

Centralidade na Palavra, a minoridade, a fraternidade, a alegria, a criatividade e a oração foram os valores que nos acompanharam nesta caminhada. Destacamos deste encontro a oportunidade de compartilhar as experiências fraternas e apostólicas de cada uma das irmãs, que nos ajudaram a ter um olhar mais amplo e profético sobre a missão que nos confiaram. O que foi discutido nos levou a um profundo encontro com Deus, conosco mesmos e com os outros, especialmente a Regra Sem Bula de São Francisco de Assis, na qual se destacou o Reino de Deus como projeto de vida, a dimensão fraterna dos Frades Menores, pregando do testemunho de vida e abraçando a cruz de cada dia com amor para ser corajoso nos momentos de crise.

Compartilhamos alguns pontos relevantes dos temas que ecoaram profundamente em nossos corações:

  • São Francisco de Assis fez muito, porque rezava muito, nós fazemos pouco, porque rezamos pouco.
  • Quando se trata de seguir a Cristo não há porquê, mas para quê, a resposta para esse porquê é estar com Ele, porque estar com Jesus nos dá liberdade.
  • O projeto do Reino deve ser cultivado a partir da experiência consciente de fé, conversão, amor e serviço; A partir deste modo de vida somos chamados a transformar o nosso olhar e a forma como nos situamos no nosso mundo relacional. O Reino de Deus é o coração do Evangelho e da nossa Espiritualidade.
  • Voltando à parábola do semeador, mais uma vez devemos lembrar que é importante saber dar lugar à palavra como terreno fértil, perseverar, ser fiel, escutar e colocar em ação o que se ouve para produzir frutos.
  • O Espírito Santo é o protagonista da missão.
  • Nossa primeira e maior missão é ser irmãs.

Colaboração: Ir. Sandra Avilés

Pin It on Pinterest

Share This