A desnutrição infantil crônica afeta 27,2% das crianças menores de 2 anos no Equador. A DCI é considerada um dos principais problemas de saúde pública no país. Para entender a dimensão do problema, é importante conhecer suas múltiplas causas: alimentação inadequada ou insuficiente e doenças contínuas nos dois primeiros anos de vida, além de outras deficiências como: escassez de água potável, saneamento e higiene, e dificuldades de acesso aos serviços de saúde. Uma vez que o crescimento atrofiado é diagnosticado, não há como voltar atrás. É por isso que é fundamental tomar medidas nos primeiros 1.000 dias para prevenir essa condição.

Diante desse problema, diversos setores da sociedade civil têm se interessado em contribuir decisivamente para a erradicação do DCI. Assim, em julho de 2020, o ambulatório Monsenhor Juan Wiesneth, localizada em Bucay, assinou uma carta de intenções com o Sr. Luis Bakker Villacreses, Gerente Proprietário da empresa “PRONACA”, para iniciar a execução do projeto piloto – Cantón Gral. Antonio Elizalde (Bucay) , (Equador – Província de Guayas) cujo objetivo é: “Contribuir para uma melhor nutrição de gestantes e crianças em estado de desnutrição, pobreza e extrema pobreza”. Atualmente, o projeto completará 3 anos de execução onde um total de 90 pessoas já foram beneficiadas, entre crianças e gestantes.

Desde dezembro de 2022, foi inaugurada uma nova filial do projeto no Cantão Pallatanga (Equador – Província de Chimborazo), a aproximadamente 1 hora de distância, começando com a intervenção de uma população de 26 beneficiários, entre crianças e gestantes, onde há equipe médica móvel do Dispensário para tratar dos cuidados médicos.

Este plano prevê que as crianças recebam cuidados e controles médicos em pediatria e nutrição clínica e as grávidas em obstetrícia e nutrição clínica duas vezes por mês, onde também é entregue um kit alimentação. Elas também recebem oficinas educativas em diversas áreas durante o mês.

Com muita alegria compartilhamos brevemente a experiência de trabalhar em rede com outras organizações em favor dos mais necessitados e ao mesmo tempo agradecemos o apoio da Congregação que nos permitiu aderir e contribuir com esses projetos sociais.

Pin It on Pinterest

Share This