A intimidade com Cristo vivenciada por São Francisco de Assis no monte Alverne no ano de 1224, culmina um caminho de busca interior. Confirma a verdade absoluta de sua vocação intuída entre crise e escuridão diante do crucifixo de São Damião nos primeiros anos de sua vida e conversão, gerando um estilo de vida radical centrado no evangelho. “Ó alto e glorioso Deus ilumina as trevas do meu coração, dá-me fé reta, esperança certa, caridade perfeita, bom senso e conhecimento para discernir o teu santo e verdadeiro mandamento.”
As feridas impressas no corpo de Francisco revelam as marcas que o amado deixa em seu amante, esse processo de cristificação leva a uma transformação integral de sua vida plenamente identificada com a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Para a vida franciscana, o Monte Alverne é um ponto de encontro profundo entre a realidade humana e a realidade transcendente; lugar de solidão e silêncio, com suas sombras e luzes.
Quem opta pelo seguimento radical de Jesus ao estilo de Francisco de Assis descobre na festa dos estigmas sentido e significado para a sua missão e encontra a oportunidade de viver em solidariedade concreta com os rostos sofredores de Cristo na realidade humana, feridos pela violência, injustiça, doenças e miséria que clamam por gestos de proximidade, amor e misericórdia”. “Em verdade vos digo que tudo o que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes.” Mt 25, 40.
Nesta perspectiva, a formação inicial no carisma franciscano é um tempo privilegiado para visitar e habitar o “próprio Alverne” com profundos espaços de oração, escuta e silêncio para cultivar a intuição original de consagrar a vida a Jesus e seu projeto de fidelidade à mística assumida por São Francisco.
O discernimento humano ocorre entre luzes e sombras, crises e esperanças até que a vontade de Deus se confirme na vida de cada vocação. Assim, hoje se realiza este desejo de configuração com Cristo Jesus e se perpetua a iniciativa amorosa de Deus que continua a amar, chamar e enviar.
Ao celebrarmos a festa dos sagrados estigmas de São Francisco de Assis, no dia 17 de setembro, felicitamos hoje todos as noviças pelo seu grande dia, desejamos fidelidade, alegria e alegria vocacional.
Siga os passos do Pobrezinho de Assis. Feliz Dia!
Contribución: Hna. Alba Giraldo – Maestra de Novicias