O grupo de Irmãs da Região Missionária “Santa Clara”, que este ano celebrou o Jubileu de vida consagrada, participaram do encontro: “OLHAR GRATO, APAIXONADO E ESPERANÇADO PARA A MINHA VIDA”, convidadas pelo Governo Regional e pela Irmã Edilma Giraldo, no período de 21 a 24 de setembro na Casa Santa Maria de dos Anjos em Medellín. Foi uma bênção de Deus ter reunido 10 das 11 irmãs que celebraram o jubileu de ouro com a Irmã Margarita Álvarez de Bodas de Diamante. Por motivos de saúde, Ir. Martha Rosa Gómez não pode comparecer.
O objetivo do encontro consistiu: “Viver pessoal e comunitariamente a experiência grata, apaixonada e esperançosa da nossa fidelidade vocacional como Irmã Missionária Franciscana de Maria Auxiliadora, para redefinir e manter viva a opção por Jesus Cristo e pelo seu Reino, dando sentido e novidade aos nossos ciclos de vida.”
O encontro foi desfrutado ao máximo. Cada dia proporcionou momentos e temáticas preparados com tanta profundidade, criatividade e delicadeza, conforme o depoimento que segue:
Na quinta dia 21: Com a motivação “FELIZ POR NOS CONHECER…OBRIGADO POR ESTAR AQUI HOJE”, foi o momento da chegada, de situar-se no espaço de encontro, com a dinâmica: leva um sorriso, onde reconhecemos os muitos valores de cada uma das companheiras, seu crescimento pessoal e espiritual e seus carismas.
Na sexta-feira, dia 22: Fomos motivadas pela frase, “OLHAMOS, RELEMOS E APROVEITAMOS O NOSSO PASSADO COM GRATIDÃO”. Em profunda oração refletimos sobre a passagem de Deus na própria história pessoal e vocacional, destacando os momentos mais significativos. Terminamos este dia com “A noite das minhas memórias”; Foi um momento de extravazar com um vídeo e muitas fotos das nossas experiências juvenis, postulantado, noviciado e pastoral, onde nos recriamos e nos divertimos, lembrando com gratidão as nossas formadoras e irmãs com quem convivemos.
No sábado, dia 23: Foi orientado com o seguinte fio condutor “VIVEMOS O PRESENTE COM PAIXÃO E ABRAÇAMOS O FUTURO COM ESPERANÇA”. Sim, foi um dia maravilhoso, fortalecedor e cheio de bênçãos, porque às 7h00 da manhã. Iniciamos a Eucaristia, que vivemos ao longo do dia com Padre Manolo Brand.
Às 9h00 A irmã Luz Omaira Ramírez partilhou conosco o tema “Viver o presente compaixão, à maneira de Francisco de Assis”. Com ele iluminou este tema (Cap. 8 dos Fioretti de SF, “Alegria Perfeita”), e pudemos compreender “o presente de Francisco na verdadeira alegria”, que possivelmente viveu entre 1225-1226 nos seus últimos dois anos de vida … na chamada “Noite do Espírito” uma experiência de crise profunda, influenciada por dores no corpo e na alma, após a estigmatização. Na verdadeira alegria de Francisco, escreve Julio Herranz. O.F.M: “Francisco revela-nos o segredo da sua experiência espiritual e mística, que consegue ressituar e transformar teologicamente a radicalidade a que se sente chamado no seguimento das “pegadas de Cristo”, porque na mesma radicalidade, embora tenha sido fundada na identificação afetiva com Cristo, pode haver muita afirmação do desejo e da apropriação: era preciso que ele deixasse nas mãos do Pai, no abandono confiante da fé e da minoridade máxima, não só a sua Fraternidade, mas as formas excepcionais com que pretendia ver realizados os seus desejos de radicalidade evangélica, para dar lugar à radicalidade da transformação do coração ao nível das virtudes teológicas e das atitudes globais de autenticidade, amor a Deus e aos irmãos, humildade, aceitação positiva e até alegre dos próprios próprios limites, de impotência e doença, de marginalização e rejeição”…
À tarde continuamos o tema “Abraçamos o futuro com esperança”, com o Padre Manolo Brand, e encerramos a celebração eucarística, num espírito esperançoso como mulheres eucarísticas.
No domingo, dia 24: Orientado pela motivação “O PASSADO À SUA MISERICÓRDIA, O PRESENTE AO SEU AMOR, O FUTURO AO SEU PODER”. Iniciamos com a Celebração Eucarística, na qual foi realizado o rito de envio, comprometendo-nos a viver na Gratidão Eterna e a retroalimentar a nossa Consagração Religiosa. Depois nos passamos para a casa de campo “Vila Verena” em Llano Grande, Rionegro, onde compartilhamos experiências e avaliamos o encontro.
Este encontro serviu-nos para fazer uma pausa no nosso caminho como Consagradas e agradecer a Deus pela sua Fidelidade Misericordiosa, porque sempre foi grande conosco, fortaleceu-nos e dinamizando o Projeto que nos confiou, que nos trouxe encanto e felicidade e porque, passo a passo, consolidou o sim generoso durante estes 50 e 60 anos.
Agradecemos também ao Governo Regional e a Irmã Edilma Giraldo tanto interesse e amor para que estejamos animadas e fortalecidas em nosso ser e fazer como Religiosas.