Para celebrar o Centenário da Páscoa Eterna de Santa Maria Bernarda Bütler, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, realizou-se de 21 a 28 de julho o último “JORNADA DE DIFUSÃO DA ESPIRITUALIDADE DE SÃO MARÍA BERNARDA” Chone, Equador, local onde ocorreu a fundação da Congregação, em 19 de junho de 1888.
Nesta missão participou uma equipe de irmãs da Congregação e da Associação Missionária de Leigos Franciscanos Madre Bernarda (ALMABER), que compartilham nossa espiritualidade com o objetivo de difundir a espiritualidade de Santa Maria Bernarda e fazer um despertar vocacional neste lugar de onde ela partiu. o seu selo missionário e o seu amor ao Povo de Deus no meio dos pobres.
Chone é um cantão localizado ao norte da província de Manabí, Equador e é denominado “Casa Ardente”, e é atravessado pelo rio Chone.
A missão foi realizada nas paróquias de São Caetano, Santa Maria Bernarda e em alguns setores urbanos e rurais, com visitas às famílias, encontros com jovens, com crianças da Infância Missionária, celebração eucarística, rosário, visitas a algumas escolas, palestras sobre a vida e espiritualidade de Madre Bernarda para alguns grupos eclesiais, Adoração do Santíssimo Sacramento com o povo e participação nas Eucaristias em preparação para a Festa do Senhor da Boa Esperança.
Esta bela história de Chone começa quando Madre Maria Bernarda deixa o Mosteiro de Maria Hilf em 19 de junho de 1888 e parte para a América Latina na companhia de seis irmãs, que, cheias de confiança e abandonadas à vontade de Deus, chegam ao porto. de Manta, Equador, em 29 de julho do mesmo ano (41 dias de viagem no mar) e concluem a referida viagem em Rocafuerte. No dia 8 de agosto viajaram para Chone, primeiro campo de ação para o qual foram designados.
Depois de 77 anos, a Congregação retornou ao Equador, à Região Sudeste, na Província de Zamora Chinchipe, em 1972. Depois de Chuquiribamba, Loja, General Antonio Elizalde (Bucay), Santa Ana, Canoa, Quito, Zumba. Chone só foi devolvido em 11 de maio de 2011.
Uma atividade muito significativa e sincera nestes dias de missão foi a participação num momento cívico e de trabalho com os alunos do 9º, 10º e secundário, no Colégio Juan Montalvo, espaço onde Madre Bernarda com as suas seis irmãs missionárias vindas da Suíça em Em 1888 estabeleceram a sua residência denominada “Choça Santa Clara”, onde fundaram a Congregação e iniciaram a laboriosa missão junto ao povo de Chone. Neste estabelecimento de ensino ainda existe um sino, relíquia do tempo de trabalho das irmãs, que será entregue à Congregação.
É importante dizer que as irmãs permaneceram em Chone por 7 anos até 1895, onde devido a uma revolução maçônica coordenada pelo presidente Eloy Alfaro, expulsou os padres, bispos e freiras. As 15 irmãs que viviam na cidade, com muita dor na alma, tiveram que fugir do país até chegarem a Cartagena das Índias, na Colômbia, onde a Congregação se expandiu.
Foi uma semana muito abençoada. A companhia do povo encheu-nos de alegria e alegria porque sentimos que as pegadas do nosso querido fundador ainda permanecem na sua memória. No final da missão testemunhamos o que diz a canção: “Oh Chone, canto onde nascemos rodeados de gente bonita e amorosa: pobres, humildes, felizes, simples, os preferidos de Bernarda e de Jesus Cristo” (Canção Congregacional).
“Como podemos retribuir ao Senhor todo o bem que nos fez? “Erguemos o cálice da salvação e invocamos o seu nome!” (Salmo 116). Nossos corações transbordam de alegria pelo Senhor e pela Congregação que nos permitiu a experiência.