As postulantes Osíris María Gutiérrez Castilla e Vanessa García Giraldo, através desta notícia, compartilham sua experiência vocacional e discernimento no caminho formativo da vida consagrada:
“A experiência do Postulantado vem significando para nós um caminho de descobertas constantes, em termos das quatro relações: conosco mesmas, com Deus, com os outros e com o Outro. Assim, é uma forma de enriquecimento contínuo no nosso processo de crescimento.
Isso nos permitiu discernir o chamado que recebemos com amor e a resposta que demos generosamente ao Senhor, para realizar nosso processo pessoal com liberdade, transparência e alegria.
O processo de formação humano-espiritual nos levou a aprofundar o Carisma Congregacional e a encarnar em nossas vidas alguns valores que nos permitem traçar nosso ser e fazer como mulheres consagradas, seguindo o exemplo de Maria Auxiliadora, Santa Francisco de Assis, Santa Clara e Santa Maria Bernarda, que nos encorajam a ser portadores da Boa Nova em meio à nossa realidade.
A vida fraterna tornou-se uma escola onde o Senhor está nos formando em virtudes, manifestando-se através de cada uma das Irmãs em meio à partilha que se vive diariamente com alegria, paciência, confiança, misericórdia e a alegria que Deus nos dá, complementandos com os dons e carismas que o Senhor nos presenteou. Assim pudemos experimentar as palavras do nosso Padre São Francisco de Assis: “E depois que o Senhor me deu Irmãos, ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o próprio Altíssimo me revelou que eu deveria viver segundo a forma do santo Evangelho…” (Testamento de São Francisco de Assis nº 14).
O apostolado missionário que realizamos na Comunidade de Arroz Barato (Cartagena, na Colômbia) com crianças, jovens e leigos, nos levou a perceber a presença de Deus que está sempre presente no meio dos pequenos e simples, sendo uma motivação para doar nossa vida ao serviço de Deus e de nossos irmãos, a partir dos dons que recebemos gratuitamente. “Deus escolheu o que o mundo considera tolo para confundir os sábios, e tomou o que é fraco deste mundo para confundir o que é forte” (1 Cor 1,27).
Agradecemos ao Deus Uno e Trino pelo chamado que nos fez, à nossa Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, que nos acolheu com tanto amor e por este tempo de graça em que crescemos nível pessoal, espiritual e relacional”.