De 19 de maio de 2023 a 19 de maio de 2024, as Irmãs Missionárias Franciscanas de Maria Auxiliadora viveram um ano especial, o ano jubilar do Centenário da Páscoa Eterna de Santa Maria Bernarda Bütler, fundadora da Congregação (1924-2024). Para celebrar e viver este ano, foram organizadas diversas atividades, dentre elas, as “Jornadas de difusão da espiritualidade de Santa Maria Bernarda”, nos lugares da América Latina onde ela viveu (Cartagena e Mompox na Colômbia e Chone no Equador).
Participou desta missão uma equipe composta por irmãs da Congregação e leigos da Associação Missionária de Leigos Franciscanos Madre Bernarda (ALMABER), que compartilham a espiritualidade das irmãs franciscanas.
O objetivo foi difundir a espiritualidade de Santa Maria Bernarda e fazer um despertar vocacional a partir da presença e do testemunho de vida das irmãs e leigos ALMABER, nestes lugares onde ela deixou seu selo missionário, belas lembranças e amor ao povo de Deus, no meio dos pobres.
Em Cartagena das Índias – Colômbia, localizada às margens do Mar do Caribe, nos dias 10 a 14 de maio, que antecedeu o Triduo do Centenário da Páscoa Eterna de Santa Maria Bernarda, uma equipe de 26 pessoas, irmãs e leigos ALMABER, realizaram a missão em sete Paróquias.
Uma atividade muito significativa e sentida foi a Jornada Missionária que aconteceu no Bairro Getsemani, no dia 14 de maio, culminando com uma Celebração Eucarística na Paróquia da Santíssima Trindade, onde foram entronizados um quadro de Madre Bernarda e uma placa como símbolo do Centenário de sua morte, doado à comunidade. Vale ressaltar que neste espaço sagrado Santa Maria Bernarda rezou e buscou na Eucaristia a força para sua vida.
Participamos de um lucernário na praça em frente à Igreja com cantos de Madre Bernarda, orações e o escutamos o testemunho de um milagre, por intercessão de Santa Maria Bernarda, pelo Doutor Raimundo Ripoll.
De 2 a 6 de julho, tivemos a Jornada de Difusão da Espiritualidade de Santa Maria Bernarda em Mompox, distrito de Colômbia, no Departamento de Bolívar, às margens do rio Magdalena, a cinco horas de Cartagena, onde chegaram as irmãs para trabalhar no Hospital San Juan de Deus e se dedicarem à educação de crianças e jovens em uma Escola Oficial em 1895. Mais tarde, em 1924, foi fundado o Colégio “Sagrado Coração de Jesus”, o qual comemora seu centenário, neste ano. Madre Bernarda em 1898, viveu em Mompox prestando serviços em tarefas humildes. Edificou a todos com o seu testemunho e confirmou que a vida missionária da Congregação se realiza em cada obra de misericórdia, por mais simples que seja.
Uma motivada equipe de vinte e cinco missionários participou desta atividade missionária. Realmente se sente o espírito de “Santa Maria Bernarda” e muitas lembranças que ainda estão vivas nas pessoas deste lugar, depois de 129 anos da passagem de Madre Bernarda e suas companheiras em estas terras momposinas.
Estas duas Jornadas Missionárias foram marcadas por diversas atividades significativas: visitas às famílias, encontros com grupos de jovens, com crianças da Infância Missionária, celebração eucarística, terço peregrino, em algumas paróquias formação de estudantes, palestras para liderança nas paróquias, Adoração do Santíssimo Sacramento com o povo.
A missão realizada despertou muitos sentimentos em cada missionário: gratidão por conhecer mais a história, por ouvir testemunhos tão sinceros do povo, alegria por poder compartilhar tantos momentos fraternos e comunitários com diversos grupos de pessoas e fazer parte deste primeiro centenário de eterna misericórdia.
Em cada lugar visitado, onde ela deixou suas pegadas, nos sentimos emocionados e nos fez lembrar o texto bíblico de Êxodo 3, 5: “Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você pisa é terra sagrada”. Deus seja louvado pela bela missão de “Santa Maria Bernarda” e suas companheiras. Elas fizeram a sua parte. Que hoje possamos fazer a nossa.
A próxima Jornada de difusão da Espiritualidade de Madre Bernarda será de 22 a 28 de julho em Chone, Equador, lugar da fundação da Congregação, em 19 de junho de 1888.
Testemunho Laical
As Irmãs Missionárias Franciscanas de Maria Auxiliadora, vivenciando o caminho de Santa Maria Bernarda, convidaram os leigos ALMABER a participarem da missão por ocasião do centenário da Páscoa eterna da Santa Fundadora.
“Tivemos a oportunidade de partilhar com as famílias, jovens e crianças de Mompox. Foi uma experiência de aprendizado e valorização poder conhecer as famílias, conhecer suas realidades e animar o carisma, isso nos encoraja a ter um coração misericordioso para compreender e ajudar como Madre Bernarda nos expressou na carta 82. Participam leigos colombianos de: Mompox, Arroz Barato, Colégio Biffi, Riohacha, Charalá, Santander, Medellín. Estamos gratos por esta oportunidade que nos foi dada.”
Por Luz Marina Frías Cruz, Secretária da ALMABER