No período de 15 a 27 de fevereiro, aconteceu o encontro anual de Governos da Congregação, sediada no Brasil. Os Governos Geral e Regional estiveram reunidos na Sede da Região Missionária São Francisco, em Passo Fundo/RS, onde ocorreram algumas reuniões conjuntas e a vivência do Retiro Congregacional Anual com duração de seis dias.
O tema do retiro anual em 2024 é: “Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto” (Jo 15, 5). A vida plena em Jesus Cristo depende que nós, como ramos, estejamos ligados a Ele, a Videira Verdadeira. Em sintonia com a Família Franciscana celebra-se, neste ano, os 800 anos dos Estigmas de São Francisco de Assis, os quais são o sinal da profunda identificação com Jesus Cristo alcançada por Francisco. Essa motivação foi o fio condutor de todo o retiro. Trata-se de um convite a seguir Jesus Cristo até a plena identificação, como fez São Francisco de Assis.
O retiro foi e sempre deve ser um tempo de graça. O grupo participante vivenciou a experiência do silêncio, da oração, a escuta e o confronto da vida com Palavra de Deus e com a realidade, além da partilha da vida. As irmãs da Região Missionária São Francisco proporcionaram o ambiente para a vivência do retiro, nesta ocasião.
Durante o encontro, houve espaço de integração cultural para as irmãs que vieram da Colômbia e do Equador. As irmãs puderam conhecer a cultura brasileira, bem como, a história dos imigrantes no Brasil, especialmente, os imigrantes italianos. Essa cultura foi pioneira na produção de uvas e vinho no Brasil. Visto que o retiro congregacional estava relacionada à passagem em que Jesus fala da videira, a visita a um cultivo de relacionado, e a compreensão do ciclo de vida da produção, permitiu maior compreensão do relato bíblico e da mensagem de Jesus.