No dia 19 de março, durante as festividades em honra ao patrono da Igreja, São José, a comunidade do Colégio Franciscano Palermo de São José vivenciou um momento especial: a inauguração do monumento do Cristo Renascido. Esse símbolo ergue-se a sete metros de altura do Cerro Escobero, com vista para o Vale do Aburrá, localizado em Envigado, região metropolitana de Medellin/CO. No local, está situada a nova sede do colégio como espaço da missão educativa das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. A sede que foi trasladada depois de existir por 78 anos de presença no bairro El Poblado, centro de Medellin/CO.
Inspirado no Cristo da Cruz de Velásquez, preservado no Museu do Prado, o monumento do Cristo Renascido foi criado com os ferros retorcidos retirados da demolição do prédio antigo do colégio. Esta arte recorda o sofrimento de Cristo que morreu na cruz, bem como, a tarefa de ressignificar o passado e transformar em simbolo e memória as sobras de materiais de demolição da construção antiga. A obra foi produzida pelo mestre Rodrigo Isaza e seu aluno, Carlos Alberto Gómez (Kpeto) que transformaram os ferros na figura de Jesus crucificado. A cruz que recebe o Cristo foi feita de material novo. E contrasta com o ferro enferrujado que molda o corpo de Jesus, lembrando-nos que a vida pode emergir dos escombros, assim como Cristo fez em sua ressurreição. O ferro que molda o Cristo foi testemunha silenciosa de um passado glorioso do colégio que renasce em uma obra-prima após três meses de trabalho.
A bênção ao monumento do Cristo Renascido na festa de São José, patrono da Igreja, da família e do próprio colégio quer destacar a proteção de São José sobre toda a comunidade educativa que se dedica a imprimir o jeito franciscano de educar para a vida. São José protege nossa missão assim como o fez paternalmente com o Salvador. E o Cristo Renascido ergue como eterno guardião da nova sede do colégio, um milagre do presente. É um símbolo de fé, de esperança e memória histórica.
A bênção ao monumento aconteceu durante a eucaristia presidida pelo Padre Luis Eduardo Gómez. Foi vivenciada com emoção e profunda gratidão. A Irmã Adela María Duque, diretora do colégio expressou que o monumento e seu significado manifestam o poder da fé e da unidade comunitária. Assim, a comunidade educativa celebra um dom espiritual que continuará a iluminar seu caminho pelos próximos 80 anos. Sob o olhar deste Cristo Renascido, a comunidade do Colégio Franciscano Palermo de São José reafirma sua fé e seu compromisso com os valores que transcendem gerações e que continuarão construindo um futuro cheio de esperança, sempre sob a inspiração do Espírito Santo.













