O museu
A exaltação dos santos e santas na Igreja Católica servem para a edificação do Povo de Deus. Através do seu testemunho, de suas virtudes, tornaram-se cristãos exemplares que, apesar de suas fraquezas, viveram com radicalidade o seguimento de Jesus Cristo. Essa é a meta de todo cristão e a essência de uma vida de santidade. Os santos e santas reconhecidos pela Igreja, são pessoas simples. Eles viveram a fé num contexto histórico concreto, transformando o ordinário em extraordinário pelo sentido que deram à vida. Para salvaguardar a história e a memória de Santa Maria Bernarda, foi criado o Museu Biográfico Madre Bernarda, inaugurado em 19 de outubro de 2010.
Visitando o Museu Biográfico de Santa Maria Bernarda é possível conhecer sua vida e sua trajetória. Desde o nascimento, a vida familiar, o ingresso e consagração na vida religiosa, sua partida para a missão na América, sua passagem pelo Equador, a chegada em Cartagena e seu trabalho missionário, até sua morte em 19 de maio de 1924, na Obra Pia.
Inclui ainda a exaltação de sua vida exemplar, as fontes de sua espiritualidade, seus escritos e os de outros biógrafos e estudiosos, bem como, o processo de Beatificação e Canonização.
Neste espaço difunde-se também a ação missionária das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, na África, América e Europa.
Cada detalhe do Museu Biográfico de Santa Maria Bernarda tem um significado profundo. Foi idealizado pelo museólogo Sallin Osta, colombiano, formado na Espanha. Tem um estilo moderno e europeu. Quer levar seus visitantes a uma vivência da espiritualidade franciscana e missionária.