Missão de ALMABER
O carisma do(a) leigo(a) ALMABER é VIVER O EVANGELHO. Isso consiste no coração do projeto de Vida Franciscano. É a fonte. Francisco desejava viver o Evangelho “sem glosa”, isto é, sem explicações, à risca. A Palavra de Deus não é para ser explicada, mas vivida. A Palavra de Deus é Jesus Cristo. Seu testemunho é vida. Seu amor não é uma intuição, mas algo concreto. Sendo Deus, inseriu-se na história humana pela encarnação. Viveu no meio de seu povo, experimentou ao extremo a condição humana em todas as suas dimensões. Viveu radicalmente o amor a ponto de enfrentar a morte na Cruz. Sendo plenamente humano foi inteiramente divino. Venceu o mal, a morte com o bem. E ressuscitou. Para Viver o Evangelho, é fundamental na vida franciscana, olhar para Jesus Cristo e seguir os seus passos.
Santa Maria Bernarda insistia muito de que o Evangelho não fosse apenas um livro para reverenciar e meditar. Ele deve ser o CAMINHO a ser percorrido, a vida concreta do cristão. O Evangelho era sua ESTRELA POLAR, seu norte, seu guia. O amor evangélico é expresso na relação com Deus, com os irmãos e irmãs e consigo mesma.
Para os(as) franciscanos(as), os valores do Evangelho devem tornar-se viva, testemunho. Essa é a primeira forma de evangelizar, de fazer pastoral. Depois poderão vir as demais. Para ALMABER, isso acontece, antes de mais nada, o seio familiar, na fraternidade laical, no mundo do trabalho, no convívio social. Aí encarnam o Evangelho de forma criativa, atraente e contagiante.