Milagre da Beatificação
O fato aconteceu na cidade de Barranquilha, Colômbia, no dia 02 de setembro de de 1967. Refere-se a Liliane Sanchez Rios aos 16 dias de vida. A pequena Liliane é a sexta filha de Carlos Sanchez e Gládis Rios de Sanchez, nascida a 17 de agosto de 1967. No dia seguinte ao nascimento, a criança apresentou uma inflamação tumoral na parte direita do crânio. Essa inflamação crescia diariamente e revelava um quadro preocupante
A família tardou em buscar ajuda devido à falta de recursos. Mas a mãe, inquieta com o fato, no dia primeiro de setembro, levou a filhinha a um ambulatório médico. Aí trabalhava a Irmã Filomena Martinez, religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. A irmã ficou impressionada com o volume do tumor, e encaminhou a mãe ao médico Luís de La Hoz, que também prestava serviços no local. Este, por sua vez, constatou um tumor avolumado e a ausência do osso superior que cobria o crânio. O médico, vendo que o caso era grave, não receitou nenhuma medicação. Para consolar a mãe, solicitou uma radiografia do crânio que devia ocorrer no dia seguinte, mesmo que lhe parecesse inútil e o caso sem solução.
Irmã Maria Filomena Martinez, diante da gravidade do caso, encorajou a mãe de Liliana, confiando uma relíquia da então Serva de Deus Madre Maria Bernarda Bütler. Orientou a que colocasse sob a cabecinha da criança. Deu-lhe, também, um exemplar da Novena da Serva de Deus, recomendando que iniciasse logo a oração. A Irmã prometeu comungar com as preocupações da família, rezando a novena nessa intenção. O médico havia assinalado que a criança poderia sucumbir até o amanhecer.
A mãe, com grandíssima fé, iniciou a oração da novena em favor da criança, recitava-a continuamente, até as primeiras horas do dia, quando, pelo cansaço adormeceu. O pai, descrente, criticou-a por estar ajoelhada rezando a noite inteira. E foi dormir, desligando-se da situação da filhinha.
Ao despertar, a mãe foi atender a criança, quando percebeu que o tumor havia desaparecido. A menina mostrava-se saudável. Para surpresa de todos, constatou-se a recuperou sua estrutura óssea da cabeça e o desaparecimento do tumor. O fato impressionou a família e logo se espalhou entre os vizinhos.
Gládis, a mãe, correu ao ambulatório em busca da Irmã Filomena, a quem relatou o ocorrido. Juntas procuraram também o médico, Dr. Luís, que ficou impressionado ao ver a criança. Foi uma maravilhosa cura realizada pela intercessão da Beata Maria Bernarda.
O médico examinou minuciosamente a criança e constatou que:
- A massa tumoral desapareceu e o osso adquiriu a forma natural.
- Afirmou que se tratava de um milagre, pois a ciência não tinha explicação nem solução para o caso.
Em 1974, dois médicos peritos examinaram detalhadamente a criança e não encontraram nela nada de anormal no ponto de vista anatômico, nem de saúde.
Este acontecimento foi reconhecido como milagre de Deus por intercessão de Madre Maria Bernarda Bütler, e serviu para seu processo de Beatificação.
Fonte: Sagrada Congregação para Causa dos Santos. Relato e Voto, p. 17. Roma, 1974.