Etapas da formação inicial

Animação vocacional

A animação vocacional é o serviço que se situa dentro da missão evangelizadora da igreja; tem por finalidade despertar e cultivar nas pessoas a disposição para a escuta e resposta ao chamado de Deus, para sua opção vocacional. Acompanha as vocacionadas em suas buscas para que encontre o verdadeiro sentido da sua vocação, segundo o projeto de deus para sua vida.

Pré-postulantado

É o período no qual a jovem, em ambiente fraterno, de oração e missão, continua seu discernimento vocacional, sua formação humana-cristã escolar, conhece e assume progressivamente a identidade da congregação de irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Nesta fase, a jovem integra-se progressivamente à vida e missão da fraternidade e avançar gradualmente no autoconhecimento, na aceitação de sua realidade pessoal, familiar e adquire maior clareza nas motivações vocacionais.

Postulantado

É período entre seis meses e dois anos, no qual a jovem continua a vivência fraterna, cresce em sua formação humano-cristã, discerne suas motivações vocacionais, realiza experiências missionárias, avança no conhecimento da identidade da congregação e, ao mesmo tempo, a fraternidade conhece suas atitudes para este estilo de vida. Nesta fase acontece a transição gradual da vida secular para a vida consagrada.

Noviciado Canônico

É o tempo no qual a noviça conhece e aprofunda o sentido da vida consagrada, faz uma forte experiência de Deus e de vida fraterna, clarifica e confirma a autenticidade de sua vocação, à luz do carisma da Congregação. Esse é um tempo de profunda experiência de deus, a fim de fortalecer seu processo de crescimento humano-cristão, a vivência fraterna e o seguimento de Jesus Cristo, segundo os conselhos Evangélicos e o carisma.

Noviciado Apostólico

É o tempo no qual a noviça se insere em uma fraternidade, para viver o espírito e missão da Congregação e integrar em sua vida contemplação e ação, mediante experiências apostólicas. Neste tempo se dão períodos intensos de preparação para a consagração a deus, pela profissão religiosa.

Juniorato

É o tempo no qual a irmã de profissão temporal continua seu processo de crescimento integral, amadurece sua opção radical por jesus e seu reino, confirma sua experiência de deus, de vida fraterna e de compromisso missionário e consolida sua vocação como franciscana missionária de Maria Auxiliadora, optando livremente por este estilo de vida, com a profissão definida.

Preparação para a profissão perpétua

É o tempo de preparação imediata à consagração definitiva, no qual a juniorista retoma e confirma sua opção pelo seguimento radical de jesus cristo pobre, humilde e crucificado e seu compromisso com a espiritualidade e missão da congregação.

Pin It on Pinterest

Share This