A FÉ era a medida com o qual Santa Maria Bernarda mediu tudo, foi a luz com a que tudo via, era a vida que ela viveu, foi a realidade que impregnou todas as fibras de seu corpo (Voto III e V).
O que é a FÉ?
É um dom, uma luz divina pela qual somos capazes de reconhecer a Deus, perceber a sua mão naquilo que nos acontece e vemos as coisas como Ele vê. Portanto, a FÉ não é um conhecimento teórico e abstrato de doutrinas que devo aprender. A FÉ é a luz para entender as coisas de Deus.
Para Santa Maria Bernarda…
A FÉ foi a luz com que tudo viu, foi a vida que ela viveu, foi a realidade que impregnou todas as fibras do seu corpo.
Características:
>> A FÉ é um encontro com Deus, com o seu desígnio de salvação.
>> A FÉ é simples, não é feita de discursos, mas de verdadeira adesão a Deus, como sucedeu com Maria, como Abraão.
>> A FÉ é vital, ou seja, deve mudar minha vida, a fé é experiência, isto é, é um conhecimento de Deus a partir de uma profunda intimidade.
>> A FÉ é objetiva, cremos em um Deus que se revelou a através da Palavra que recebemos da Igreja.
>> A FÉ faz compromete a minha vida com Deus na fidelidade à sua Lei e na doação total a Ele. Defendo-a com a minha palavra e testemunho, alimentando-a com a contínua leitura e meditação de a Bíblia e a divulgo ao meu redor no apostolado.
Citação de Hebreus 11, 1-6
“A fé é uma garantia do que se espera, a prova de realidades invisíveis. Pela fé eram elogiaram nossos anciãos/anciãs. Pela fé sabemos que o universo foi formado pela Palavra de Deus, de modo que o que se vê resulta do que não se vê. Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim, por ele foi declarado justo, com a aprovação que Deus deu a suas ofertas; e por ela, mesmo morto, ele ainda fala. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque aquele que Dele se aproxima deve acreditar que Ele existe e que recompensa àqueles que o buscam”.