Escudo
A significado presente no escudo da Congregação reúne os seguintes elementos:
Cor branca: Representa a abertura aos sinais dos tempos e os valores franciscanos que devemos buscar no trabalho pela extensão do Reino: a universalidade, a transcendência, a sensibilidade, a pureza de coração e a paz.
Cor marrom: É a cor que identifica o carisma franciscano. A Santa Maria Bernarda assumiu a vida franciscana como modo peculiar e especial de viver o Evangelho de Cristo.
Tau: Sinal escolhido por São Francisco de Assis como símbolo da sua vocação e dos seus seguidores. O Tau foi a sua rubrica. É a última letra do alfabeto hebraico, símbolo da humildade em que se fundamenta o Evangelho. O Tau tem exatamente a mesma forma da Cruz em que Jesus Cristo foi pregado.
EVANGELIUM VITA MEA – “Meu viver é o Evangelho”. Esta frase foi o lema da fundadora, com o qual aceitou e quis que suas irmãs aderissem a uma vida plenamente evangélica.
Cor marrom: É a cor que identifica o carisma franciscano. A Santa Maria Bernarda assumiu a vida franciscana como modo peculiar e especial de viver o Evangelho de Cristo.
Letra “M” – azul: Expressa uma Congregação essencialmente Mariana.
Coroa: A coroa é pintada na cor dourada e significa a plenitude de Jesus Cristo. Para Madre Bernarda o Reino de Deus está sempre em emergência. Suas seguidoras devem se empenhar, ativa e constantemente, pela implantação do Reino de Deus.
Mundo – É apresentado entre o Tau e a letra M. A humanidade inteira é a extensão da missão da Congregação, onde as irmãs atuam, como “Operárias” do Reino, mediante a espiritualidade franciscana, sob a proteção de Maria Auxiliadora.
Nome da Congregação em latim: As irmãs devem formar uma fraternidade onde serão capazes de amar, servir e apoiar-se sem distinções ou diferenças, regidas pelo amor.