Obra Pia, 30 de novembro de 1914
Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas,
Nestes dias de salvação peço a deus vos encha de seu espírito e faça frutificar em vós as sementes do santo evangelho. E a vós, amadas filhas, suplico-vos que mergulheis no intimo de vós mesmas por meio de uma sincera auto introspecção. Penetrai e sacudi o vosso EU fraco e necessitado. Gratuitamente fostes admitidas à graça e a vida religiosa. Sem o merecer, podeis servir-vos da mesa do senhor. Qual será vossa RESPOSTA a esta chamada misericordiosa e a tantos sinais de predileção?
“Quem pratica a verdade vem para a luz”, diz o apóstolo. Seja vossa RESPOSTA uma vida sincera, humilde, pobre e abnegada. A HUMILDADE tudo repara, mas nada a pode substituir. Não digais: “O amor de Deus tudo supera”! porém, recordai que só o humilde pode amar sinceramente. Consultai o evangelho e aprendei de CRISTO: “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo que lhe deu seu filho único”.
A vida do filho do homem foi uma conjunção continua deste singular binômio: “AMOR-HUMILDADE”. “porque quis, humilhou-se por nosso amor”… para que todo que n’Ele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Mui amadas filhas, sede humildes! CRISTO humilhou-se livremente; tomou sobre si o desprezo, a desonra, injustiças, “porque quis”! CRISTO espera que também nós, revestidas de HUMILDADE E AMOR, sigamos a seu lado para com ele merecer o resgate de nossa libertação e a de nossos irmãs. Não nos cansemos um só instante, e sejamos engenhosas para humilhar-nos antes de Deus, ante os homens e ante nós mesmas. Será acaso possível chegamos a ser demasiadamente humildes? Basta que Deus retire sua mão, pó um instante, e cairemos irremediavelmente.
Ânimos irmãs, e como CRISTO, busquemos espontaneamente, uma vida humilde e simples. Sejamos avaras como o comerciante e aproveitemo-nos das ocasiões, uma após outra, para aumentar o tesouro da HUMILDADE!
Rezai por mim para que possa aproveitar esta doutrina para mim mesma e realiza-la plenamente no curto espaço de tempo que ainda me resta por viver.
Adeus! Saúda-vos por MARIA, a Mãe de Deus, vossa mãe,
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA.
Cartas de Espiritualidad #1