Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas.
Que aspectos admiráveis e grandiosos apresenta uma comunidade formada de IRMÃS RESPONSÁVEIS. Cada qual, no seu posto, promove o melhor funcionamento do apostolado comum. Que paz, que caridade, que compreensão e quanta unção na oração comum! Onde irmãs responsáveis zelam pelo interesse de todas espontaneamente a disciplina, e respira-se um ar penetrado de amor.
Não sucede o mesmo nas FRATERNIDADES onde a irresponsabilidade tem largo campo, pelos seus frutos as conhecereis: dever mal cumprido, encontros comunitários não tomando em consideração, esquecimentos de toda a espécie, superficialidades, pormenores, descuidos, ordens interpretadas equivocadamente por toda parte . . .
Amadas filhas! Não vos precipiteis! Tomai o tempo para escutar e averiguar bem. Sede responsáveis! Atendei Deus é um Deus de “Paz”, que engendra grandes benefícios para a comunidade. A OBEDIENCIA e a RESPONSABILIDADE estão ao serviço do BEM-COMUM, e tem uma função LIBERTADORA e PACIFICADORA. Enriquecem nossas FRATERNIDADES e nos promovem pessoalmente.
Considerai, amadas filhas, quantas coisas depende de uma atitude responsável. Ela determina o bom andamento da fraternidade e a AUTO-REALIZAÇÃO de cada uma das irmãs. Bem conheço o empenho de vossas superioras por estruturar uma FRATERNIDADE feliz. Não as deixeis sós. Ajudai-as. Sede responsáveis e praticai com generosidade em carregar a carga comum.
Isto espera confiantemente de Deus e de suas filhas, vossa mãe,
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA.
Cartas de Espiritualidade nº 1