Obra Pia, 17 de dezembro de 1913
Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas!
Obrigada pelas orações, comunhões e bons desejos, Deus vo-lo pagará! Acabais de sair dos Santos Retiros estais cheias de fervor. Que coisa grande é o fervor e o primeiro amor. Recordai-vos dele.
Então voareis de sacrifício em sacrifício e recebeis graças sobre graças. Irmãs, voltai a esse PRIMEIRO FERVOR e a esse PRIMEIRO AMOR. Eu vo-lo suplico! Pedi-os a CRISTO na EUCARISTIA, pedi-os na oração. Se alguma entre vós nunca experimentou este carisma, busque-o desde agora e preserve nele. Que o Fervor e o Santo Temor de Deus nunca vos abandonem. Jamais tenham que ser aplicadas a nós estas palavras apocalípticas: “… oxalá fosses frio ou quente! Mas como és morno vou vomitar-te da “minha boca”.
Amadas filhas, não vos quero assustar. Só quero prevenir-vos contra a rotina. Cada dia tomamos nossa refeição corporal. Tomemos também os meios necessários para fazer crescer fervor no serviço de Deus. Pensai em Deus. Trabalhai por Ele. Vivei por Ele e amai-o. tudo isso fomenta e conserva o Primeiro Fervor. Não malgasteis o tempo com palavras vãs, com discursos egocêntricos, ou mesmo idolatrando vossos caprichos e comodidades. Tudo isso extingue o fervor. Evitai ate as menores faltas. Cumpri a vontade de Deus que é vossa santificação. Não vos oponhais a ela por falta de mortificação.
Irmãs, sede boas filhas de deus ate o ultimo instante de vossa vida. Que o MENINO DE BELÉM vos sirva de modelo, vos ampare e vos de sua paz!
Por MARIA santíssima e seu doce menino, saúda-vos vossa Mãe.
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA
Cartas de Espiritualidade nº1