Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas.
Voltou a festa do ESPÍRITO SANTO, doce Hospede de nossas almas. Estejamos atentas à sua presença e não o desprezaremos com nossa indiferença e nossa frieza. “Como é grande o desejo do ESPÍRITO SANTO de repetir o milagre do PENTECOSTES hoje e sempre”! Como aos Apóstolos, também a nós quer transformar em imagem de redentor. No entanto, esta obra exige nossa colaboração, reclama esforço constante, pede continua elevação da mente e do coração, obriga a uma dinâmica purificação de todos os nossos sentidos e de tudo quanto é caduco.
Pelo batismo nos foi concedida a adoção de filhos de Deus, que provoca a continua irrupção do ESPÍRITO DE AMOR e um perene PENTECOSTES de graças. Sob o influxo do ESPÍRITO e guiados por sua luz, logo reconhecemos nossos defeitos e o caminho para a virtude. Aqui nos admoesta e pouco além nos anima. Agora nos assinala novos rumos e mais adiante nos brinda as armas para a luta. Porém, o Dom por excelência do ESPÍRITO SANTO é a SANTA CARIDADE. Ela é o fogo que queima, a luz que ilumina, o vendaval que purifica a arrasta. É a septiforme Dom a serviço da Alma em estado de Graça.
Irmãs, viveis nem que seja só um único dia, atentas a seus divinos chamados. Sucedem-se estes sem cessar. Vereis como vos admoestam, como pedem, como exigem e como dão. Quereis estar em paz? Haveis de prestar ouvidos atentos a dar, generosamente, vossa resposta. O ESPÍRITO SANTO nunca interrompe sua ação, nunca diz, basta!
Importa, pois que lhe ponhais às ordens vossa vontade, apartando os obstáculos à sua ação. Examinai-vos, com frequência, sobre este particular. Buscai motivos e tomais a sério vosso compromisso pessoal.
E, por fim, aceitai minhas despedidas e minhas cordiais saudações.
Vossa Irmã.
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA.
(Cartas de Espiritualidade nº 1)