4 de agosto de 1914
Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas
O BEM-AVENTURADO CHAMPAGNAT afirma que a religiosa necessita manter boas relações com respeito a duas pessoas: Deus e Superiora. Facilmente reconhecemos nossa total dependência de Deus, porém, como é nosso relacionamento com a superiora?
O evangelho nos dá a resposta: “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza, e quem me despreza, despreza aquele que me enviou”.
Irmã, refleti: acaso vos sentis tranquilas e queridas de Deus, se distorceis e simulais as ordens quem preside? Age bem, se vos fazeis surdas, preferindo vossos próprios pontos de vista? Será sinal de maturidade e de libertação pessoal, se, ao estragar, perder, ou dispor arbitrariamente de qualquer coisa, apelais à dissimulação só para evadir-vos de uma pequena humilhação?
São bagatelas! – Direis. Sim, certamente! Porém, considerai o mal-estar psicológico que podem produzir tais infidelidade repetidas. Irmãs, sede filhas imitadoras de nosso PAI FUNDADOR e andai como Ele com toda a simplicidade, sinceridade, humildade e retidão diante de Deus e dos homens.
PAZ E BEM, a vós minhas filhas que procurais realizar-vos na congregação, sob a luz da fé ma trilha de uma OBEDIENCIA SINCERA.
Por CRISTO OBEDIENTE, saúda-vos vossa mãe.
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA
Cartas de Espiritualidade nº1