Cartagena, 4 de maio de 1913
Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas.
“O Espírito da Verdade vos conduzira à verdade toda”.
O Espírito Santo quer encher-vos com seus sete dons, para que vos renoveis e comecei uma vida nova. Permiti que o ESPÍRITO DE AMOR impregne e oriente todos os vossos pensamentos, palavras obras e sofrimentos.
Filhas amadas! A ação do ESPÍRITO SANTO exige vossa cooperação. Reclama um dinamismo decidido, a fim de dominar vossas tendências naturais; vigilância constante nas faculdades internas e externas; imolação do vosso egocentrismo e uma ativa, humilde e calma vida interior. Crede-me, lá onde se largam rédeas às inclinações naturais, o ESPÍRITO DE DEUS nada pode fazer. As tendências naturais possuem uma força tão dominadora, quem se opõe diametralmente à Ação Divina. Esta força se manifesta através da cegueira espiritual e das quedas sem fim.
O DEUS UNO E TRINO habita em vós pela graça, vos quer todas Dele e vos estimula para que lhe entregues vossos corações e vossas inteligências. Se, porém, vossas inclinações vos dominem serei estéreis à Obra de Deus.
Amadas Filhas ouvi-me! Se quereis alcanças a verdade que salva, importa derrubar todos os obstáculos que se lhe opõem. Aquela que logra exercita-se, com liberdade, na humildade e na simplicidade fará grandes experiências de libertação. Oremos umas pelas outras.
Por MARIA Mãe de Deus, saúda-vos a vossa Madre.
Maria Bernarda do Sagrado Coração de Maria
(Cartas de Espiritualidade nº 1)