Cartagena, 1914

Ave Maria!

Em Jesus, amadas Filhas.

Em breve, chegar-vos, entre outras coisas as “NOVAS CONSTITUIÇÕES”. Adianto-vos algumas explicações:

Nossas contribuições na sua NOVA FORMA, não serão exigentes que as anteriores. A reforma refere-se à Clausura e ao Jejum. Isto porque, dadas as circunstâncias de nossas missões, tanto a clausura como o jejum, nunca foram observados como o determinavam nossas CONSTITUIÇÕES de ORIGEM. Os novos parágrafos dizem respeito, principalmente, ao Governo da Congregação:

  • Eleição da reverenda madre geral;
  • eleição E atribuições do conselho geral;
  • Admissão ao noviciado, profissão, etc.

Fez-se adaptações de acordo com a reforma do colégio eclético e da vida religiosa missionária. Consequentemente, nossa NOVAS CONSTITUIÇÕES não foram elaboradas para monjas de clausura. Amadas filhas, suplico-vos de todo coração que as observeis fidelissimamente e que jamais critiqueis nenhuma de suas prescrições. Asseguro-vos que resultaram dum trabalho longo e penoso. Gastaram muitos dias e muitas noites. Consultaram-se congregações de ótimas experiências missionárias. Investigou-se, amplamente, a fim de evitar também tudo isso que pudesse parecer improvisação em assunto de tanta transparência. Menospreza-las, seria um proceder injustificável.

As “NOVAS CONSTITUIÇÕES” foram reelaboradas também em vista do futuro. Nem tudo se poderá aplicar de uma só vez. Ainda devemos crescer e amadurecer. Porém, havemos de nos aprofundar no seu sentido e descobrir a possibilidade de sua aplicação nas experiências de cada dia. Assim, pouco a pouco chegamos a sua total observância. Enquanto forem chegando às vossas mãos, já estaremos aplicando o referente ao GOVERNO e a sua eleição. Em outubro próximo, celebrar-se o capitulo geral e a nova superiora geral será eleita por seis anos. A aplicação desta norma será proveitosa para toda a congregação. Pouco realiza o governo, que muda de 3 em 3 anos. Seria um eterno recomeçar. Creio que todas estamos de acordo.

Adeus! Saúda-vos pela MÃE de Deus, vossa Mãe que vos ama,

Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA.

Cartas de Espiritualidade nº1

Pin It on Pinterest

Share This