Obra Pia, 27 de setembro de 1915
Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas
Vosso COMPROMISSO RELIGIOSO é, antes de tudo, um compromisso de “AUTOPROMOÇÃO”.
Que triste seria ter que afirmar que haveis esquecido este principio elementar de vossa vocação. Conservai e vivei com santa altivez esta prerrogativa de vossa Consagração.
– irmã é titulo que supera o da imperatriz mais poderosa do mundo;
– é titulo de compromisso que obriga;
– é titulo de amor comprometido na redenção e na do irmão.
Minhas amadas filhas que trabalhais na Educação da Juventude, tende paciência, perseverai e, finalmente, triunfarei! Orientai, admoestai sem cansar-vos e, acima de tudo, amai e orai. Só o amor é capaz de salvar e libertar corações impulsivos.
E vós, irmãs enfermeiras, dedicai-vos ao enfermo! Preferi os mais rudes, os menos agradecidos. Somente com esta disposição, podereis preservar neste serviço tão duro, porém, redentor para vós e para eles. E de novo vos digo: “Só o amor abnegado é capaz de sanar e orientar corações feridos pela dor”.
E agora, dirijo-me a vós, irmãs, muito felizes pelo vosso trabalho na cozinha, lavanderia, casa e sala de costura! Quão vasto e mérito é vosso campo de apostolado! Atendei:
– sois os para-raios de nossas casas!
– sois lâmpadas vivas da oração!
– sois as violetas ocultas que perfumam o ambiente de nossas FRATERNIDADES e atraem o orvalho do alto!
Irmãs todas, recordai vossa congregação e o que ela de vós exige. Cortai e queimai o que vos separa do divino amor. Perto já estão os umbrais da eternidade. Preparai vossas lâmpadas; aparelhai vossos feixes; ide ao encontro de CRISTO REI que vos tem preparado o premio dos bem-aventurados.
Saúda-vos cordialmente vossa mãe,
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA
Cartas de Espiritualidade nº 1