Cartagena, 10 de dezembro de 1913
Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas
Não sou teologia e não conheço as leis da lógica. Deus me conduz pelos caminhos da simplicidade para distribuir-vos a semente do bem. Quando vos escrevo, o único estimulo é o amor que vos tenho.
Dir-vos-ei agora que “DEVOTIO INTERIOR” age como a esposa fiel, que dispõe e enfeita a antecâmara nupcial para o encontro com o esposo. A ALMA INTERIOR é como a tenda sagrada onde esta o trono da TRINDADES e onde se derramam as cataratas de sua graça. Direis que são palavras altissonantes, a realidade, porém, onde fica? Respondo-vos irmãs. O acesso a este paraíso interior depende de vós mesmas. Superai as inclinações naturais e libertai-vos do egocentrismo. O próprio Deus vos conduzirá nesta autossuperação. Acomodar-se à, passo a passo, a vossa capacidade receptiva e, antes de suspeitardes tal, achar-vos-eis na presença de Deus cheias de “DEVOTIO INTERIOR”.
A isto chegareis pelo habito do silencio adquirido. A “DEVOTIO INTERIOR” brotara das mil renuncias impostas a vosso sentido exterior. Gerar-se à do domínio das potencias interiores. De inicio, isto vos custara trabalho. Porem no fim do caminho, estará o paraíso das delicias espirituais com sua calma e os frutos de todas as virtudes. Será árdua a luta, mas a unção do Espírito Santo mitigara seu redor.
A “INTERIORIZAÇÃO” é uma conquista que se alcança com luta perseverante e com oração humilde. As almas interiores são pequenas a seus próprios olhos, aos olhos de pessoas superficiais e diante do mundo em geral. Contudo, deixam nas suas pegadas restos de luz, na qual se descobre Deus.
Amadas Filhas, sede almas interiores em qualquer oficio, idade ou condições. A humildade e o mutuo respeito fomentaram esta “DEVOTIO INTERIOR” e vos darão alegrias e bem-estar. A própria TRINDADE vos introduzira nesta CONVIVÊNCIA DIVINA e vos fará semelhantes a Cristo. As almas interiores são grandes apóstolas por seu exemplo e são TRANSPARENTES DE DEUS, que convencem e arrastam. Peçamos a graça da INTERIORIZAÇÃO umas pelas outras.
Adeus. Por MARIA, Mãe de Deus, vos saúda vossa Madre,
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA
Cartas de Espiritualidade nº 1