Obra Pia, 14 de junho de 1915
Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas
Permiti-me esta exortação: “Sede FILHAS autenticas da IGREJA”. Temos que, às vezes, vos esqueçais de vossa condição de membros do CORPO MÍSTICO DE CRISTO e das exigências que isso implica.
Oh! Amada mãe igreja! Quem senão tuas filhas, te consolarão nestes dias nefastos! O papa sofre e se vê combatido de muitas maneiras. Muitos sacerdotes vacilam na fé e na obediência, e o povo de deus reclama vossa ajuda. Quem será de coração insensível para evadir-se de pratica de autenticas virtudes? Quem retrocedera ante pequenos ou grandes sacrifícios exigidos na convivência de cada dia? Quem olvidara suas obrigações de filha agradecida da igreja?
Eia! Animo, FILHAS DA MÃE IGREJA! Sai da rotina, vivei vossa DOAÇÃO, lutai! Humilhai-vos livremente e sede generosas! Nas alturas esta vossa meta. Levantai-vos de vosso pessimismo! Destruí vosso egocentrismo! Sai da escravidão de vossos caprichos! Esquecei vossos ressentimentos!
Despertai, amadas filhas vossa mãe igreja necessita de vós! Mãos a obra e lutai heroicamente! Vosso dinamismo será meio eficaz de auto liberação e vos converterá em holocaustos agradáveis a deus e para o bem da igreja. Deveis todos os dias morrer a morte dos justos. Vivereis, porém no altar do amor e incrementareis a vida da igreja.
Que deus vos abençoe.
Adeus! Por MARIA a Mãe de Deus, saúda-vos vossa mãe,
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA
Cartas de Espiritualidade nº1