Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas
Como fértil rebento, brotou da santa POBREZA e da santa HUMILDADE, o AMOR SERÁFICO de nosso santo fundador.
Irmãs, sois membro de uma ordem seráfica e filhas do SERAFIM DE AMOR. Contemplai a admirável processo segundo por este amor seráfico: POBREZA, HUMILDADE, OBLAÇÃO! Inseri-vos também nesta corrente amorosa. Dependei-vos do supérfluo e também de vós mesmas.
A POBREZA DE ESPÍRITO é, antes de tudo, a conjunção da santa simplicidade com a amável humildade. Através delas ide a conquista do “AMOR”, que produz ricos frutos na vida consagrada.
- crescente fervor religioso na oração e na abnegação;
- diminuição de exigências, dando preferência ao menor e ao mais simples;
- humilhações livres e pessoalmente impostas;
- escalas de valores que transcendem ao caduco e ao efêmero.
Não vos parece todo este tesouro digno de ser almejado por uma pessoa consagrada? Pedi-o ao nosso pai são Francisco. Lançai-vos à conquista do AMOR. A mecha que fumega, ainda pode tornar-se grande labareda. E, recordai-vos: O amor se alimenta de humilde POBREZA e sincera HUMILDADE.
Amadas filhas, perdoai-me esta insistência de mãe! Sou simples, falta-me eloquência. Somente me proponho orientar-vos um pouco na luta diária. Deus suprira minha rudeza e dará incremento a estas sementes para a ceia da eternidade.
Nosso Pai SÃO FRANCISCO vos abençoe interior e exteriormente, para que sejais suas imitadoras! Rezemos umas pelas outras. Por SÃO FRANCISCO, vos saúda, vossa mãe,
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA
Cartas de Espiritualidade