Obra Pia, 03 de dezembro de 1913

Ave Maria!

Em Jesus, amadas Filhas

O SILENCIO em nossas casas é fruto de um esforço comum. Superioras e súbitas o criam em conjunto. Como impressiona e faz bem, uma Fraternidade onde a conversação é moderada, feita a meia voz e onde, ainda mais, não se ouvem ruídos estrepitosos.

Amadas Filhas, o SILENCIO é uma arte e uma virtude. Temos de aprender a falar e a calar. Entretanto não se faça do SILENCIO um escudo para esconder ressentimentos. Seja praticado com critério! Trabalhar, sentar-se, levantar-se sem fazer barulho. Lavar utensílios sem barulho. Respeitar as horas do descanso. Tudo isto é importante para criar um ambiente de calma e de recolhimento religioso.

O SILENCIO é uma virtude comunitária e como tal esta a serviço da CARIDADE. Deveis dar-vos conta do seu valor para a conquista da perfeição religiosa. Como Jô havia feito um trato com seus olhos para não olhar JOVEM alguma, assim haveis de fazer um tratado com vossa língua para não pecar. Irmãs como é edificante a alma que pratica o SILENCIO por convicção.

Amadas filhas não alegreis que o vosso apostolado vos impede esta virtude. O SILENCIO – escutai bem – consiste em falar o conveniente de maneira conveniente:

  • Na escola, instruir bem, ministrar bem vossas aulas. Isto é SILENCIO.
  • Admoestai quando é preciso, mas sem cantilenas. Isto é SILENCIO.
  • Cumprimentai com afabilidade os que vos foram confiados interessai-vos por seus problemas aconselhai e ajudai. Isto é SILENCIO;
  • Acalmai rebeldias, consolai, animai e compreendei. Isto é SILENCIO.

A ação do SILENCIO é altamente benéfica nas almas religiosas. NELAS irrompe o ESPÍRITO SANTO a fim de realizar sua obra de Santificação. Não será, porém, assim com as almas dissipadas. Calai porque o SILENCIO é libertador. Dentro de nós nos liberta do ressentimento e dos juízos desfavoráveis, e por fora cria AMBIENTE DE PAZ.Deus é DEUS DA PAZ, e só almas silenciosas percebem sua presença. O SILENCIO é também um FORTIFICANTE para o progresso no caminho da ascensão.
Adeus!

POR MARIA, Mãe de Deus, vossa Madre que vos ama.

Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA

Cartas de Espiritualidade nº 1

Pin It on Pinterest

Share This