No período de 13 a 28 de setembro de 2021, em Cartagena, Colômbia, acontece a celebração do XXI Capítulo Geral Ordinário da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. O momento é marcado por muita expectativa, visto que representa um marco na história e na vida de nossa comunidade religiosa nos seus 133 anos de existência.
Em função das políticas de contingência mediante a pandemia do Covid19, essa assembleia capitular vem sendo adiada de forma extraordinária desde o mês de fevereiro. Agora, após as irmãs participante haverem sido contemplada pela vacinação, tornou-se possível a realização do evento.
Desde 2016, a Congregação vem realizando um processo de reconfiguração com a presença ativa de todas as irmãs. Esse processo foi orientado em diversas etapas, envolvendo desde aspectos da vida pessoal de cada irmã, retomada do carisma institucional, opções relacionadas à missão, até elementos práticos ligados à gestão e proposição de novo modelo de organização e de governo da Congregação. Durante a realização do capítulo, serão revisadas e reafirmadas as decisões indicadas pelo processo vivenciado até o momento.
De modo geral, a proposta construída indica a extinção do modelo de organização por províncias(6) e o estabelecimento de regiões missionárias(3). O objetivo é dar maior dinamismo à vida e missão das irmãs, enxugando estruturas e liberando pessoas para integração na missão.
Na sexta-feira, dia 24 de setembro, a sessão mais aguardada, é o momento de eleição da equipe que deve compor o governo da Congregação para os próximos cinco anos. Isso se dá após as decisões da assembleia capitular, bem como, definição do plano de ação para o quinquênio. A equipe eleita assume o desafio de levar a termo o plano estabelecido e orientar a realização das propostas definidas.
Que os Espírito Santo conduza a assembleia capitular na tomada de decisões e fortaleça a cada irmã no vigor vocacional. Que Santa Maria Bernarda, São Francisco e Santa Clara sejam guias e inspiração.