Escritos de Santa Maria Bernarda

Maria Bernarda era dotada de temperamento vivaz e comunicativo. Na escola fundamental, sentia prazer em escrever redações, descrever a beleza das flores, dos prados multicores, o misterioso segredo da natureza e falar com as pessoas.

Ao fundar a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, Madre Bernarda cultivou esta mesma característica e força comunicativa. Dava a todos a confiança de poder contar com uma pessoa atenta às inspirações de Deus, fiel à Igreja e aberta à realidade.

Como ler os escritos de MB?

Como religiosa, no mosteiro de Maria Hilf, Suíça, mantinha um diálogo fraterno, aberto, claro e confiante com as irmãs. Buscava conselho e também aconselhava. Mantinha grande comunicação com o Bispo, e com as autoridades da Igreja e da localidade. 

Maria Bernarda foi uma grande comunicadora e mística. É necessário destacar a valiosa herança que nos deixou nos seus escritos. Temos hoje: treze volumes com 2159 cartas, que ela dirigiu a irmãs individualmente, para alguma fraternidade ou à Congregação. Há ainda quatro volumes com 401 temas de conteúdo doutrinal e 37 diários de finíssimo sabor místico e espiritual.

Isto é realmente impressionante, sem ignorar que, possivelmente, muitos outros escritos se perderam pelo caminho por circunstâncias diversas, como o tempo, as distâncias, a precariedade dos meios de comunicação e de transporte…

Nesta fonte, registrou sua vivência e as ideias que a animaram na vivência da fé e na missão. São expressão de uma espiritualidade profunda. Através dos escritos, ela exerceu a missão de líder e de Fundadora, conduziu com responsabilidade e segurança sua Congregação e formou as irmãs na confiança em Deus, na fidelidade ao Espírito, à Igreja, ao Evangelho, atentas à realidade missionária.

O conteúdo dos seus escritos dá ênfase a agradecimento, exortação, motivação, animando e consolando nas dificuldades, orientando ao autoconhecimento, a fidelidade à vocação e no cumprimento fiel da missão. Maria Bernarda mantinha, também, a comunicação com Jesus, a Palavra encarnada do Pai, colocando-se em diálogo com Ele, em profundos encontros místicos, registrados nos seus diários.

Era grande o valor da pena e do tinteiro. Em suas mãos, tornaram-se meio de instrução e formação. Considerava a correspondência como um sério e sagrado dever de ofício. Viajou muito pouco, porém, escrevia inumeráveis cartas e bilhetes para as irmãs.

As irmãs asseguraram que as cartas da superiora correspondiam sempre ao estado de seu ser. Ela respondia perguntas e resolvia dúvidas não expressas, mas que habitava a mente e o coração de cada uma. Cada carta despertava satisfação e alegria. Por isso, eram guardadas para serem retomadas como especial carinho de Deus.

Madre Bernarda também insistia, de modo claro, no modo de usar a palavra: “Fazei de vossa língua, de vossas palavras, instrumento do bem, de alegre e sadia animação às pessoas, ajustada às circunstâncias do momento”.

Certamente, quanto a falta de comunicação golpeou Madre Bernarda quando, durante a Primeira Guerra Mundial, já não podia enviar cartas ás irmãs na missão distante da Colômbia, à que estavam na Europa e no Brasil.

No processo de canonização, a Igreja analisou seus escritos. Reconheceu que são de grande contribuição à formação da vida cristã, à difusão do Evangelho e no anúncio do Reino de Deus. Os teólogos ficaram admirados com a riqueza de seus pensamentos e a coerência dos seus ensinamentos. Não há virtude e nem meio de salvação que sejam esquecidos. Ela menciona e recomenda serem perseguidos com insistência, em especial a humildade, a caridade, a misericórdia, a fraternidade, a intimidade com Deus e a atenção aos mais necessitados. Os ideais aspirados brilharam no seu testemunho de vida e na palavra.

Que Maria Bernarda nos conceda um pouco de sua capacidade de comunicação e profundidade espiritual. Tudo isso ela fez com a pena e o tinteiro. O que não faria com os meios disponíveis atualmente?

Lista das Cartas

Compêndio – Cartas de Espiritualidade

Apostolado Eficaz

Apostolado Eficaz

O fruto de todo o APOSTOLADO depende de vossa união com Deus e de vossa adesão à OBEDIÊNCIA

Oração Impetratória

Oração Impetratória

Impulsionas por um grande fervor e um sincero amor, inspirai a ser dignas filhas da igreja.

Oração e virtude

Oração e virtude

Critica é a época em que vivemos e grande, como nunca, a urgência da ORAÇÃO e da VIRTUDE. Por isso nossa ORAÇÃO COMUNITÁRIA, nossa VIA-SACRA, nossa MEDITAÇÃO e nosso EXAME de CONSCIÊNCIA, serão de grande proveito individual e para toda a igreja.

Novas Constituições

Novas Constituições

Devemos crescer e amadurecer. Porém, havemos de nos aprofundar no seu sentido e descobrir a possibilidade de sua aplicação nas experiências de cada dia.

Correção fraterna

Correção fraterna

A CORREÇÃO FRATERNA é remédio salutar para as almas que aspiram sinceramente à perfeição. Não obstante, pode converter-se em veneno, devido a equivocas aplicações, mesmo entre pessoas religiosas.

Responsabilidade e Bem-Comum

Responsabilidade e Bem-Comum

Não vos precipiteis! Tomai o tempo para escutar e averiguar bem. Sede responsáveis! Atendei Deus é um Deus de “Paz”, que engendra grandes benefícios para a comunidade.

Fraternidade

Fraternidade

Bem-aventuradas os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus! ” (Mt 5,9). Irmãs aprofundai um pouco estas palavras do evangelho.

Vida em Fraternidade

Vida em Fraternidade

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros

Obediência

Obediência

Fazer caso omisso dum voto, feito com plena liberdade, equivaleria, ao arrefecimento no amor e na falta de humildade. O amor se nutre de ‘pequena coisa” e é engenhoso.

A vontade de Deus

A vontade de Deus

Quão sabias e amorosa orientação nos oferece esta mãe, durante nosso peregrinar nesta terra. Saboreai esta doutrina. “Até mesmo os cobelos da vossa cabeça estão todos caindo. Não tenhais medo pois valeis mais do que muitos pardais”.

Obediência Evangélica

Obediência Evangélica

Fazei uma poda no próprio querer, muitas vezes prejudicado pelo capricho… certamente, não elogio um proceder “cego”, onde uma mão automática executa uma ordem sem amor e sem vigor espiritual

Vontade Decidida

Vontade Decidida

Jesus jamais abandona pessoa de boa vontade. Ele triunfará das tentações, ao longo de toda a vida.

Obediência Sincera

Obediência Sincera

A religiosa necessita manter boas relações com respeito a duas pessoas: Deus e Superiora.

Amor à pobreza

Amor à pobreza

O bom Deus vos está dando uma bela oportunidade, já que ELE se dignou fazer-vos sentir a bem-aventurada POBREZA do nosso pai são Francisco.

Sofrimento

Sofrimento

Um grande mistério envolve o sofrimento neste mundo. Dum lado ele é tão amargo à natureza humana e, doutro lado são grandes as graças que gera, se é aceito com amor e paciência.

Ungidos do Senhor

Ungidos do Senhor

Lembremo-nos queridas filhas, de quantas vezes os ungidos do senhor nos absolvem dos nossos pecados e que, às vezes, também devem aguentar algo de nós ou por nós.

Sabedoria da cruz

Sabedoria da cruz

Não vos contenteis com uma obediência só em coisas grandes; não a racionalizei; privar-vos der privilégios por toda a eternidade.

Mãe dolorosa

Mãe dolorosa

A mãe celeste se une ao divino filho numa COMPAIXÃO REDENTORA, para a salvação do mundo.

Alegria pascal

Alegria pascal

Cristo triunfou e com Ele participaremos das alegrias da PÁSCOA ETERNA. Enviai a rotina, começando uma vida de fervor. Lutai sem cansar-vos. Marchai pela senda da Fé, guiadas por CRISTO e MARIA.

Paixão convivida

Paixão convivida

Amarga e vasta como o mar é a Paixão do nosso divino redentor. Bem sei que rezais diariamente a VIA-SACRA, meditando a Paixão de Cristo. Porem isto não é o suficiente.

Comum-união

Comum-união

Frequentemente nos falta a comunhão diária. Lamento-o de todo a coração. Aproveitai dessa fome da EUCARISTIA, para que vossas escassas comunhões sejam muito mais fervorosas.

Primeiro fervor

Primeiro fervor

Irmãs, voltai a esse PRIMEIRO FERVOR e a esse PRIMEIRO AMOR. Eu vo-lo suplico! Pedi-o a CRISTO na EUCARISTIA, pedi-o na oração.

Interiorização

Interiorização

Deus me conduz pelos caminhos da simplicidade para distribuir-vos a semente do bem. Quando vos escrevo, o único estimulo é o amor que vos tenho.

Ambiente de Calma

Ambiente de Calma

Amadas Filhas, o SILENCIO é uma arte e uma virtude. Temos de aprender a falar e a calar.

Clausura

Clausura

Una vida de apostolado misionero no puede compaginarse con la clausura papal

Virgindade Consagrada

Virgindade Consagrada

O estado sacerdotal e o consagrado são terra Santa. Fostes admitidas a ele pela misericórdia de Deus.

Dama pobreza

Dama pobreza

Sinto-me satisfeita ao saber que haveis recebido bem minhas advertências e que procurais pô-las em pratica.

Virtudes Religiosas

Virtudes Religiosas

Quanto menor é uma FRATERNIDADE mais evidente o seu espírito. Se este não sobressair por sua bondade e autenticidade, não propiciará nem a acolhida nem a promoção de nossa JUVENTUDE RELIGIOSA.

Silêncio

Silêncio

Fomentai, sobretudo o RECOLHIMENTO INTERIOR. Conseguireis isso, se fordes almas abnegadas.

Silêncio Divino

Silêncio Divino

  Enquanto os sumos sacerdotes e os anciões. O acusavam, nada respondeu. Então lhe perguntou Pilatos: “Não ouves de quantas coisas te acusam”? Mas Jesus não respondeu uma palavra se quer, tanto que o governador ficou grandemente surpreendido.

Permanecei no meu amor

Permanecei no meu amor

Desejo ardentemente que possais adquirir a grande graça do espírito de opinião e de intimidade com Deus. Retribui-lhe AMOR com AMOR.  Consagrai-vos totalmente a ELE. Buscai sempre novas formas de conhecer e sentir a Deus na vossa vida e de sentir-se sempre melhor.

Deserção

Deserção

Foge veloz o tempo e seria, portanto, falta imperdoável, despreocupar-nos da eternidade. Façamos o bem enquanto for dia.

Testemunho

Testemunho

Que hoje apontar-vos um mal que é frequente nas pequenas Fraternidades. Acontece, não raro, viverem aí irmãs jovens em idade e profissão, que atribuem privilégios, ou então, se impõem por sua autossuficiência.

Filhas de Maria

Filhas de Maria

Estamos no lindo mês de maio, e por isso, sinto-me impelida a dirigir-me a vós chamando-vos “FILHAS DE MARIA”. Suponho que todas, algum dia, vos consagraste à escravidão de vossa RAINHA CELESTIAL.

Pentecostes

Pentecostes

Voltou a festa do ESPÍRITO SANTO, doce Hospede de nossas almas. Estejamos atentas à sua presença e não o desprezaremos com nossa indiferença e nossa frieza

O Espírito da verdade

O Espírito da verdade

O Espírito Santo quer encher-vos com seus sete dons, para que vos renoveis e comecei uma vida nova. Permiti que o ESPÍRITO DE AMOR impregne e oriente todos os vossos pensamentos, palavras obras e sofrimentos.

Sede perfeitos

Sede perfeitos

Como almas consagradas tendes obrigação estrita de aspirar à perfeição no vosso estado. Este dever exige de vós um grande esforço e a constante vigilância sobre todos os sentidos internos e externos. Vigiai vossos olhos vossos ouvidos e vossa língua. O controle das faculdades internas é ainda mais importante e difícil.

Autoresponsabilidade

Autoresponsabilidade

Preservai em vossa latitude de almas fervorosas, a sincera aspiração á perfeição nasce da “boa vontade” que por sua vez, brota do tronco da simplicidade e da humanidade. São estas duas virtudes que fazem uma vontade humana ser “boa” e continuar a ser boa.

Vida Nova

Vida Nova

Recebei uma vibrante ALELUIA e com ele os melhores votos de uma Páscoa de Ressurreição muito feliz. E, agora minhas Filhas ao alto, corações, olhos e mente!

Nosso mundo interior

Nosso mundo interior

Elevemos a Deus nossa alma purificada e iniciaremos a exploração do nosso MUNDO INTERIOR. É um fato inegável, fácil de constatar, que nossos pensamentos se sucedem sem interrupções.

Operária do Reino

Operária do Reino

O espírito da vossa Mãe, a Igreja, vos domine e vos possua. Como filhas fieis, fazei vossas suas alegrias e suas penas. Tomadas de interesse e incansáveis, trabalhai pela extensão e melhoria do Reino de CRISTO.

Amor por Amor

Amor por Amor

Cultivemos a vida de intimidade com Deus. O contato com CRISTO nos fará fortes para qualquer exigência de nossa vida diária. Fará que nos amemos umas as outras como CRISTO e o PAI se amam.

Pin It on Pinterest

Share This