História do santuário
Aos 19 dias do mês de maio de 1924 morreu Madre Bernarda na então Casa Mãe, a Obra Pia, em Cartagena, Colômbia. O pároco da Catedral, durante a celebração da Eucaristia, anunciou: “Nesta manhã morreu, na cidade, uma santa, a Reverenda Madre Bernarda Bütler”.
Aos seis de setembro de 1926, os restos mortais de Madre Bernarda foram transladados do cemitério da comunidade, no Bairro Manga, para a capela da Obra Pia. A fama de santidade começou a atrair visitantes.
Nos anos seguintes, deu-se a construção do Colégio Biffi, onde as irmãs passaram a residir, saindo da Obra Pia. Junto ao colégio há uma capela. Após sua inauguração, no dia 16 de março de 1956, os restos mortais da Madre Bernarda foram solenemente transladados da Obra Pia para a Igreja do Colégio Biffi. A partir de então, as visitas e peregrinações de devotos, aumentaram consideravelmente.
No dia 14 de dezembro de 2007, em vista do processo de canonização, fez-se a exumação dos restos mortais de Madre Bernarda. A Tumba foi remodelada, bem como a capela. A partir da canonização da Fundadora da Congregação, em 12 de outubro de 2008, o lugar foi elevado à categoria de Santuário Santa Maria Bernarda.