A formação como meta
A formação na congregação é um processo que gera a mulher consagrada orante, madura e audaz que, iluminada pela Palavra de Deus, é capaz de entregar e dedicar e sua vida, com alegria e generosidade, na construção do Reino de Deus, como Irmã Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora. Porque Jesus Cristo é o centro de sua vida, vive apaixonadamente a mística e a missão profética sem fronteiras, onde a vida clama, especialmente entre os pobres, gestando e acompanhando processos de dignificação da vida, expressando a misericórdia, como ‘operária do Reino’.
Fontes inspiradoras da pedagogia formativa
A. Jesus, mestre por excelência
No processo formativo, Jesus é o único e verdadeiro Mestre; como a seus discípulos, nos chama para sermos suas seguidoras, estar com ele, aprender d’Ele, identificar-nos com ele e sermos enviadas a continuar sua missão no mundo.
B. Maria de Nazaré, modelo de mulher consagrada
Maria é modelo de consagração ao Pai, de unidade com o Filho e de docilidade ao Espírito. Ela é mestra de seguimento incondicional a Jesus Cristo, de acolhida à graça e primeira missionária.
C. São Francisco de Assis, fiel discípulo de Jesus
Francisco de Assis, quem se colocou à escuta de Deus, seguiu radicalmente a Jesus, seu único Mestre, lhe revelou o Evangelho como Regra e Vida, o conduziu no meio dos leprosos e o enviou a restaurar a Igreja. Este seguimento o levou à identificação com Cristo pobre, humilde e crucificado e, neste mesmo caminho, formou os seus irmãos. Em nossa vida consagrada franciscana, seguimos a Jesus ao estilo de Francisco.
D. Santa Clara, rosto feminino da espiritualidade franciscana
Santa Clara nos ensina, como franciscanas, a olhar, considerar e contemplar no espelho quem é Jesus, para confrontar-nos com Ele, transformar-nos e assumir suas atitudes.
E. Santa Maria Bernarda, Fundadora e Formadora
Em nossa Santa Fundadora, missionária da misericórdia, quem fez do Evangelho todo seu viver, temos o exemplo de seguimento radical a Jesus Cristo, de opção pelos mais necessitados, como operária do Reino, em fidelidade à Igreja.