1914
Ave Maria!
Em Jesus, amadas Filhas,
Inútil em si e carente das bênçãos do alto é todo apostolado que não é fundamente na OBEDIÊNCIA e na HUMILDADE. Esta mesma ineficácia se há de afirmar da ORAÇÃO e de qualquer trabalho, por mais dinâmico que seja, se não levarem a serio destas duas virtudes.
Irmãs! Gravai em vós profundamente este ensinamento: o fruto de todo o APOSTOLADO depende de vossa união com Deus e de vossa adesão à OBEDIÊNCIA. Com um rochedo ressalta no meio do mar, assim entre vossas convicções devem destacar-se estes dois princípios:
- A AUTORIDADE é um instrumento através do qual Deus ordena, orienta e encaminha.
- As pessoas consagradas só poderão crescer na santidade, mantendo união com Deus, numa OBEDIÊNCIA livre, responsável e humilde.
Quereis uma prova desta doutrina? Contemplai o exemplo de CRISTO: “E, sendo exteriormente reconhecidos como homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte, e a morte de cruz”.
Amadas filhas! Dirijo-vos estas palavras, não como repreensão, mas como preventivo para as horas de tensão. Começais de novo vosso labor na Educação, nos Hospitais e em outros campos. Graças a Deus reiniciais a semeadura e o cultivo para a extensão do REINO. Alegrai-vos!
Adeus! Por MARIA, a Mãe de Deus, saúda-vos vossa Mãe,
Maria Bernarda do Sagrado Coração de MARIA.
Cartas de Espiritualidade nº 1