“Trabalhai incansavelmente pela extensão e melhoria do Reino de Deus (Santa Maria Bernarda).

Para bem celebrar o centenário da morte de Santa Maria Bernarda, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora (reconhecida pela Igreja como a Missionária da Misericórdia), os 800 anos dos Sagrados Estigmas de São Francisco e os 50 anos de presença evangelizadora das Irmãs na Amazônia brasileira, fomos impulsionadas pelo testemunho fecundo de nossos fundadores a darmos nossa melhor resposta missionária para a realidade gritante do mundo de hoje.

Tendo como tema: Santa Maria Bernarda: missionária a serviço do Amor; e como lema: “Pedi, pois, ao Senhor da messe” (Mt 9, 38), do dia 10 a 18 de agosto deste ano em curso, 2024, aconteceu uma MISSÃO CONGREGACIONAL nas paróquias de Anori e Beruri, no Estado do Amazonas. A missão alcançou lideranças das comunidades, famílias, jovens, crianças e comunidades ribeirinhas, objetivando fortalecer nestas pessoas a fé, a esperança, a confiança em Deus e o revigoramento da cultura vocacional.   

A equipe missionária foi composta por leigos e Irmãs brasileiras, colombianas, equatorianas e sacerdotes, organizados em duas equipes que atuaram simultaneamente nos municípios de Anori e de Beruri.

Com profunda gratidão, podemos dizer que durante esse tempo nos sentimos realmente enviados, congregados, irmanados em uma verdadeira sinfonia vocacional de amor e serviço que nos permitiram ser anunciadores da esperança do Evangelho em todos os momentos. Juntos compartilhamos a graça e a alegria de servir e anunciar a Boa Nova de Jesus.  

Colhemos sementes de sabedoria, fé, unidade, partilha e alegria em cada comunidade, em cada escola, em cada casa e, sobretudo, em cada coração que visitamos. Experimentamos a melhor acolhida, a abençoada comida, o melhor calor humano que um missionário ou missionária pode encontrar. Sentimos o pulsar da fé viva, consciente e comprometida da nossa Igreja Amazônica.  Fizemos memória dos 50 anos de nossa presença franciscana nestes rios e caminhos por onde transitaram e ainda transitam inúmeras pessoas, histórias e sonhos.

Navegamos contemplando e anunciando a beleza de nossa vocação consagrada e laical; e a grande graça de sermos no mundo de hoje instrumentos de paz e bem, com a fraterna simplicidade de São Francisco de Assis, a feminina irmandade de Santa Clara e a encarnada misericórdia de Santa Maria Bernarda.

Agradecemos a tantas pessoas que, direta e indiretamente colaboraram para que essa missão tivesse êxito: por meio da oração, da divulgação, da confecção de materiais, por meio de serviços diversos ou financeiramente. Deus lhes pague com abundantes graças e bênçãos!

Por: Equipe Missionária

Pin It on Pinterest

Share This