“Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos é a mim que o fazeis”(Mt 25, 40).
Nas assembleias da CNBB no ano de 2004, os Bispos aprovaram uma proposta para fundar uma pastoral que se dedicasse as pessoas idosas. Neste mesmo ano, por iniciativa de Dra. Zilda Arns Neumann, foi fundada a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). Logo se espalhou por todo Brasil, e assumida por muitas Dioceses. Produzido material para capacitação com metodologia própria. Assim gradativamente, as Dioceses foram implementando em suas paróquias e/ou comunidades.
Na Diocese de Erechim, RS, várias paróquias assumiram esta pastoral. A paróquia Santa Teresinha, Estação/RS, já alguns anos implantou a PPI. Capacitou mais 35 de líderes, que atuam nas diversas comunidades. A comunidade Sant’Ana no bairro de mesmo nome, é onde atuam 6 líderes coordenadas por Ir. Evanir Terezinha Barancelli. É feito o acompanhamento das líderes com reuniões mensais com oração/reflexão, escuta, avaliação do trabalho realizado, bem como motivação para continuidade.
As visitas domiciliares são realizadas mensalmente. Cada líder cadastra em média de 8 a 10 idosos e/ou doentes. São visitadas 53 pessoas, por um grupo de 7 líderes.
A visita permite criar vínculos entre a líder e a pessoa visitada. Assim se tornando uma espécie de confidente, favorecendo ambiente de oração, paz, harmonia e respeito. Faz por vezes a ponte entre a pessoa idosa e os serviços de saúde e assistência social e outros serviços públicos e ajuda identificar demandas de idosos fragilizados. É uma pastoral envolvente que restaura a dignidade, a esperança e a fé de idosos que muitas vezes vivem sozinhos. Vale muito realizar o trabalho!
Pela Irmã Evanir Terezinha Barancelli