Ação Missionária
“O primeiro campo de ação missionária foi Chone, no Equador. Aí as irmãs responderam às necessidades emergentes do contexto. A ação educativa era urgente e os recursos precários. Então, começaram modestamente, utilizando o pátio como sala de aula. Também empregaram esforços na pastoral paroquial, através da catequese com crianças e adultos, ensinando a Palavra de Deus, acompanhando as celebrações e administrando o sacramento do batismo. O cuidado aos enfermos, então, era um imperativo. Eles acorriam ao Convento de Santa Clara em busca de alívio. Com o que dispunham, as irmãs os assistiam, cedendo algum cômodo do convento. Atentas à realidade social, ofereciam sua ajuda, praticando as obras de misericórdia” (Espírito e Missão nº 138 a 143).
Esse pequeno relato ilustra o início da ação missionária das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora. Desde o princípio, a Congregação atua em iniciativas de acolhida, educação, saúde, assistência social e pastoral paroquial. Assim, surgiram colégios, hospitais, clínicas, projetos e obras sociais e assistenciais, e a Congregação pode contribuir ativamente no desenvolvimento social e econômico das comunidades, municípios e regiões inteiras.
A ação pastoral sempre foi privilegiada e acontece de acordo com as urgências do contexto ou necessidade de uma Igreja Local, através de serviços, coordenações, assessorias ou administração de paróquias. A Congregação trabalha em parceria com as instituições da Igreja e da sociedade civil, somando forças em iniciativas de promoção humana e cidadã, na educação publica, na educação informal, na saúde alternativa e preventiva, nas missões ad’gentes, na defesa do meio ambiente e ecologia.
Madre Bernarda traduziu o amor à Igreja e a dedicação ao serviço do Reino de Deus no exercício das Obras de Misericórdia. Por isso, em atenção ás urgências de cada período histórico, a missão poderá assumir configurações diferentes, tendo sempre como interesse central a pessoa humana, promoção da vida, da justiça, da paz e do cuidado com a criação.
Obras de misericórdia corporais
1. Dar de comer a que tem fome.
2. Dar de beber a quem tem sede.
3. Dar pousada aos peregrinos.
4. Vestir os nus.
5. Visitar os enfermos.
6. Visitar os presos.
7. Enterrar os mortos.
8. Ações concretas de cuidado com a casa comum.
Obras de misericórdia espirituais
1. Ensinar os ignorantes.
2. Dar bom conselho.
3. Corrigir os que erram.
4. Perdoar as injúrias.
5. Consolar os tristes.
6. Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo.
7. Rezar a Deus por vivos e defuntos.
8. Contemplar a Deus presente na sua criação.
NOTA: A oitava obra de misericórdia foi proposta pelo Papa Francisco no dia 1º de setembro de 2016, pela celebração do Dia Mundial de Oração pelo cuidado da criação.