Fundado em 1924 pela Irmã Otilia Conradi, o Colegio del Sagrado Corazón de Jesús de Mompox tem transmitido seus ensinamentos a gerações inteiras nesta região da Colômbia.
No dia 9 de novembro de 2024 vamos comemorar cem anos de vida desta grande escola, e alguém diria isso; “Cem anos não são nada”, e ainda hoje podemos contemplar com prazer e perplexidade como esta obra, visualizada por Santa Maria Bernard inspirada pelo Espírito Santo, tornou-se grande. É um século de lutas, de esforços, de orações, de ensino diário do amor e da misericórdia de Deus, de semeadura diária de: humanismo franciscano, esperança da boa notícia, de conselhos oportunos para crianças e jovens, recursos para a vida profissional e familiar.
Encerramos uma bela época da nossa história e concluímos que o caminho destes cem anos que as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora percorreram é o caminho da paz e do bem e da total confiança no Sagrado Coração de Jesus e no seu Mãe Santíssima e a intercessão de Santa Maria Bernarda Bütler.
Comemoramos um século de educação nesta escola que forma mentes e corações, seguindo a pedagogia do amor e da misericórdia de Santa Maria Bernardo e do Humanismo de São Francisco de Assis.
Há dez décadas, as Irmãs Missionárias Franciscanas de Maria Auxiliadora percorrem seus corredores com vigilância e proteção às crianças e jovens locais. Seu trabalho incansável tem como foco semear valores de paz, bem-estar e encontro espiritual entre seus alunos. Com abnegação, caridade, humildade e desapego procuraram despertar neles a força transformadora do amor cristão, dedicando o seu ministério à iluminação do futuro daqueles que passaram por suas salas de aula, deixando uma marca indelével nesta importante região do litoral norte colombiano.
Há cem anos, este renomado estabelecimento de ensino localizado na Terra de Deus continua formando novas gerações com uma pedagogia baseada na transmissão de conhecimentos com dedicação e carinho, baseada nas palavras que Santa Maria Bernarda certa vez pronunciou: “seu maior interesse tem de ser o promoção moral e abrangente das pessoas que você educa” e precisamente convidam cada um dos comprometidos no caminho do ensino a tornar-se verdadeiros construtores de paz, verdadeiros semeadores do bem, isto significa poder criar nele um ambiente de convivência cristã assumindo a atitude do Bom Pastor (Jo 10 ,1-4);
Cem anos de trabalho educativo centram-se na pessoa como ser único e irrepetível, protagonista de uma sociedade justa, comprometida com a sua educação e formação integral através de quatro dimensões ou eixos fundamentais, cuja finalidade é proporcionar uma formação integral de acordo com o desenvolvimento. potencial humano, e integrado na realidade e nas circunstâncias concretas em que atuam os seus membros e egressos; para que a formação em valores como a vida, a solidariedade, o serviço, a honestidade, o trabalho, a responsabilidade e a tolerância, entre outros, se reflita na vida quotidiana e, assim, contribuir para a coexistência humana e o pleno desenvolvimento das suas capacidades. Esses eixos são:
- Formação de lideranças;
- Qualidade no atendimento e excelência acadêmica;
- Projeção social;
- Evangelização, comunhão e celebração;
Este centenário do colégio é o resultado de um trabalho feito com amor; onde esta geração centenária e as anteriores são a prova de que a semente lançada por Irmã Otilia Conradi e todas as irmãs caiu em solo fértil e vale a pena colher o fruto do que foi semeado, graças ao fato de que ao longo deste século o melhor foi oferecido com amor.
Os anos se passaram e com eles vieram as mudanças que marcaram cada uma das etapas do colégio, sempre dirigida por mulheres empoderadas, que em suas diferentes gestões conseguiram que esta alma de mãe fosse reconhecida regional e nacionalmente, por sua qualidade acadêmica e humanística. de seus alunos, qualidade baseada na excelência, com o objetivo de ensinar em cada um deles é uma educação integrada à realidade e às circunstâncias específicas em que atuam, forjando a convivência humana adequada e o pleno desenvolvimento de suas capacidades. Desta forma, o colégio tem contribuído para a formação de um grande número de jovens, que hoje integram ativamente uma sociedade que os reconhece pela sua qualidade profissional e humana e que se orgulham de dizer que são alunos egressos.
Neste jubileu, caracterizaram-se as dignas irmãs que dirigiram os rumos da escola, antes de mais nada, porque no cumprimento da sua missão souberam manter um contacto estreito com a comunidade Momposina, apoiando o serviço no desejo ser solidárias, sendo um testemunho vivo de amor e caridade para os habitantes deste Distrito Histórico e Turístico. Em segundo lugar, porque as decisões tomadas pelas direções sempre foram bem sucedido em todos os aspectos, tanto na formação humana baseada na pedagogia da misericórdia de Santa Maria Bernarda, como na adaptação, remodelação e ampliação da planta física, buscando o bem-estar da comunidade educativa e da escola, considerada patrimônio do toda a cidade de momposino e sua área de influência.
Hoje comemoramos cem anos de vida desta grande escola, e alguém diria isso; “Cem anos não são nada”, e ainda hoje podemos contemplar com prazer e perplexidade como esta obra, idealizada por São Maria Bernardo inspirada pelo Espírito Santo, foi engrandecida. É um século de lutas, de esforços, de orações, de ensino quotidiano do amor e da misericórdia de Deus, de sementeira quotidiana de esperança, de conselhos fundamentados e oportunos para os púberes, de encomendas drásticas para a distinta vida profissional e familiar. Por outro lado, a preparação acadêmica e profissional, a cordialidade, o humanismo, a afabilidade e o espírito cristão do seu corpo docente têm sido um reduto em que o estudante tem confiado.
Todas estas realidades unidas ao ambiente maravilhoso e ao realismo mágico da ilustre Vila de Santa Cruz de Mompós, onde a sua arquitetura colonial, as suas ruas quentes, silenciosas e estreitas, as suas praças evocativas, os seus templos, os seus costumes, o espírito franciscano e o espírito congregacional carisma quase 128 anos Nos seus habitantes, as suas paisagens ribeirinhas são circunstâncias que também influenciaram a idiossincrasia do estudante.
Hoje cabe-nos continuar a construir esta bela história, que as gerações futuras lerão e que grande desafio não se coloca, nada menos que continuar a redefinir o carisma congregacional dos nossos Seráfico Pai São Francisco e Santa Maria Bernarda através da pedagogia em crianças e jovens quais são o potencial definitivo na construção de uma sociedade mais justa e que valorize a vida com dignidade humana: “Não negligencie a difícil tarefa da boa orientação, requer paciência e reflexão, diálogo, observação e trabalho árduo. É formar mentalidades e convencer; É construir uma escala de valores e é prudente discernir” (Carta nº 100).
Neste século de ouro, a diferença entre os nossos alunos do ensino médio em relação ao resto dos seus pares das outras instituições educativas da depressão Momposina está na formação humana e cristã, sob o cunho congregacional, que contribui para a construção de uma nação . fraterno, de acordo com as exigências da transformação e da visão moderna do desenvolvimento. Este treinamento facilita possibilidade de entrar em contacto com uma realidade diferente daquela que vivemos diariamente (visitar e ajudar pessoas marginalizadas, doentes ou necessitadas) e desperta e estimula a sensibilidade para as questões sociais, o que nos permite ser construtores de uma cultura de paz e de bem dentro de uma sociedade mais justa e humana, através da evangelização, comprometida com o respeito e a proteção do meio ambiente
ambiente, a formação acadêmica e a assimilação de conhecimentos, que motivam a reflexão crítica da realidade, sendo líderes, empreendedores e gestores da transformação social na fase pós conflito em nosso país.
Por fim, esta diferença é complementada pela investigação e desenvolvimento da ciência fazendo uso de ferramentas tecnológicas que possamos aplicar corretamente à educação, articuladas com um pensamento que respeita e cuida da natureza, ou seja, da casa comum como lugar de viver e conviver. .
Fechamos mais uma página da nossa história e concluímos que o caminho da estes cem anos que as Irmãs Franciscanas fizeram, é o caminho de paz e bondade e total confiança no Sagrado Coração de Jesus e Maria Ajudante. Obrigado a eles por continuarem com seu trabalho silencioso e persistente onde a formação em valores é buscada como eixo fundamental na formação do novo homem colombiano em geral e Momposino em particular, solidário, crítico, analítico, cooperativo, produtivo, amante da ecologia e competente profissionalmente, de acordo com os perfis ocupacionais do município, o departamento e da nação, ser parte ativa na construção do país que ansiamos.