O Colégio de Nossa Senhora da Candelária orgulha-se de compartilhar a notável ação missionária que realizou ao longo dos seus 114 anos de evangelização oferecida às crianças e jovens de Cartagena, na Colômbia. Como instituição de ensino de natureza humanística, promovemos a ciência, os valores e os princípios, com o objetivo de alcançar a formação integral dos nossos alunos.
Aproveitamos diversas atividades de forma criativa e oportuna para realizar nosso trabalho evangelizador, sendo assim agentes comprometidos com a espiritualidade franciscana e de Santa Maria Bernarda.
Por esta razão, estivemos envolvendo ativamente os pais em vários espaços de formação, convidando-os a estreitar laços de apoio e colaboração para promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em todos os ambientes. Esta iniciativa será realizada enquanto partilhamos um delicioso café, num espaço onde dialogamos com Santa Maria Bernarda e para que esta reflexão transcenda as casas calendaristas.
Em linha com o nosso trabalho social, aderimos à campanha “Partilha de Bens”, seguindo o apelo do Santo Padre para ajudar as pessoas menos favorecidas. Através da Pastoral Escolar, quisemos sensibilizar os nossos alunos sobre as deficiências em muitos lares, motivando-os a participar ativamente. Esta campanha que foi inaugurada na Quarta-feira de Cinzas, onde os alunos do 11º ano, de forma muito sentida, impuseram as cinzas a toda a comunidade candelarista, lembrando-nos da transitoriedade da vida terrena e que a nossa existência eterna nos espera no céu, sem esquecer que todos retornaremos ao seio de nosso Pai Criador, que considerará nossas obras e ações.
Desde o início do ano, nos propusemos como principal objetivo trabalhar no fortalecimento da Família, entendendo que é neste núcleo onde se forja a identidade e se adquirem hábitos relacionados com a educação e os valores, aprendendo a conviver com os outros, o cumprimento das regras, exercendo autocontrole e responsabilidade para enfrentar diversas situações.
Guiados pela fé cristã, preparamo-nos para um novo ano letivo, destacando a presença de Deus; como comunidade religiosa nos unimos na celebração da Eucaristia, da qual participaram professores, administradores, pais e alunos, que são a razão do nosso trabalho educativo. Com sentimentos de alegria iniciamos a cerimônia precedidos pelo nosso capelão, Padre Juan Carlos Sarabia, e pela nossa diretora, Irmã María Mirta Silva Rubio, que este ano nos orienta na condução da nossa escola.
Atualmente, alguns alunos procuram adquirir conhecimentos adicionais como um valor agregado ao seu projeto de vida, encontrando uma nova alternativa de aprendizagem, neste caso a confecção das suas próprias roupas. Em resposta a esta necessidade e no âmbito do “Empreendedorismo”, implementámos um workshop de arte.
Esta metodologia representa uma mudança significativa na forma como a Arte se manifesta na Escola. A inter-relação e a coerência na determinação do conteúdo e na sua colocação em prática são elementos essenciais nesta abordagem. Propomos estas oficinas de arte focadas na Costura. Esta iniciativa foi pensada considerando a necessidade de transformar a realidade estrutural dos alunos, que abraçam com entusiasmo esta nova metodologia.
No Colégio de Nossa Senhora da Candelária procuramos adaptar-nos às exigências atuais, promovendo a criatividade e a aprendizagem prática através destas formas inovadoras de expressão artística. A Arte na Escola começou com a “Ateliê de Costura Madre Bernarda”, onde todos os alunos demonstram grande entusiasmo em aprender esta arte que lhes será útil no dia a dia. Cada curso tem o nome das diferentes devoções de Nossa Senhora.
É essencial recordar que Santa Maria Bernarda foi portadora de uma sabedoria pedagógica inata, derivada da sua terna sensibilidade e do seu amor amplo, vigilante e generoso. Na sua unidade com a vida espiritual, o próprio Deus enobreceu sua pedagogia, dando-lhe uma grande sabedoria que ela cultivava na vida espiritual, por isso neste ano de 2024 a escola abriu as portas a esta iniciativa, apoiando os alunos no envolvimento nestas oficinas de arte, incentivando também a participação dos pais para se apropriarem desta forma de aprender no Empreender.