Eu, Irmã Ivanir Carletto, nasci no dia 24 de agosto de 1969, na comunidade de Nova Guaíra, interior de São Lourenço D´Oeste/SC, localidade que hoje pertence a Novo Horizonte/SC, Brasil. Sou a quarta filha de uma família de pequenos agricultores formada por Augustinho Carletto (in memoria) e Lourdes Frozza Carletto, meus pais, e pela ordem cronológica meus irmãos: Maria Vilma Carletto Viero, Antonio Carletto, Vilso Carletto e eu.
Cresci em família com os pais e irmãos em clima de respeito e amor, de trabalho e fé, carinho e também cobranças, que faz parte da educação. Recebi o sacramento do Batismo, a primeira Eucaristia e o Crisma na comunidade de Nova Guaíra – Capela Nossa Senhora de Lourdes – Novo Horizonte/SC. E me integrei na vida pastoral daquela comunidade. Desde criança, algo tocava meu coração, porém os anos se passaram…
Em março de 1999 fui a Passo Fundo/RS para estudar. Concluí o curso superior de Ciências Contábeis e ingressei no mundo do trabalho, na área contábil. A convite de pessoas amigas, entrei num grupo de vicentinos e fui me identificando com seu carisma que vai ao encontro dos pobres e necessitados. Em um retiro da Sociedade São Vicente de Paulo – Vicentinos chamado REJOVI, Deus colocou uma religiosa na minha caminhada, a qual me fez um convite para conhecer as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.
Fiquei surpresa com o convite, porque já não era mais uma menina, mas isto tocou meu coração bem lá no fundo. E após um tempo de acompanhamento com uma irmã, decidi assumir a vida religiosa consagrada franciscana. Fui aprofundando, conhecendo a Congregação e senti que era Deus me chamando. Descobri o que era o desejo mais profundo do meu coração, de poder ser portadora do amor de Deus para as pessoas que necessitam, especialmente os mais pobres, como religiosa consagrada, tendo o exemplo e a presença materna e protetora de Maria.
E foram dez anos de formação para hoje assumir definitivamente a vida religiosa consagrada. Agradeço profundamente a Deus, à minha família, à Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora que me acolheu, às muitas pessoas amigas que fizeram e fazem parte de minha vida, vocação e missão e nos momentos bons, como nos difíceis, me ajudaram a chegar até aqui e ser quem eu sou. Espero contar sempre com a oração e o apoio de todos.
Vocação é dom de Deus. Falar de vocação sempre é uma grande alegria. Deus Deus continua chamando. Chama cada pessoa para participar do seu plano de amor, a viver em plenitude aquilo que Ele mesmo plantou em cada coração. Chama e envia a quem Ele quer. E isto, não por mérito pessoal e sim por pura bondade de Deus. Agradecida, faço o convite às famílias e jovens: pais, animem a vocação de seus filhos e filhas. Jovem, não tenha medo de seguir sua vocação. Venha ser feliz, sendo Irmã Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora. Por tudo, Deus seja louvado!