Queridas irmãs, é com grande satisfação que quero partilhar a bela e desafiadora missão que desempenhamos neste continente africano em nome da nossa Congregação.
Tenho 4 anos de experiência cuidando de doentes nesta unidade de saúde. O centro chama-se Centro Nutricional “María Bernarda”, mas recentemente o Prefeito afirmou que o nomearia: DE LA HILL OF HEALING.
Centro de saúde “Maria Bernarda”, fundado em 1993 pelos primeiros corajosos missionários que chegaram a este continente africano em Mali, capital (Bamako), 95% são muçulmanos, 5% animistas, 1% católicos. A cidade onde as irmãs residem se chamam Kalaná , a 360 km da Capital.
O PROPÓSITO de compartilhar esses dados é mostrar a dura realidade deste povo que é a “pupila dos olhos de Deus”. O centro em sua estrutura física conta com sala de espera, consultório, pronto-socorro, sala de preparo nutricional para crianças desnutridas, sala de internação, sala de cura e farmácia bem equipada. Pela graça de Deus e pela gestão realizada pela Irmã Madeline Monterrosa, vendo a necessidade urgente de um Laboratório e Centro de Ultrassonografia, os dois espaços foram construídos com muito cuidado e qualidade, pois as pessoas tinham
que se deslocar para outra cidade, que fica longe 40 minutos de Kalaná até uma cidade chamada Yanfolila. O centro também dispõe de uma sala de reabilitação para pessoas com mobilidade reduzida em consequência de injeções incorretas ou acidentes. Com materiais do meio ambiente, eles fazem suas terapias e constroem seus próprios aparelhos e auxílios para melhorar seu problema físico.
Hoje a realidade mudou muito em termos de centros de saúde, já são vários; Mas a atenção deixa muito a desejar. Preferem vir ao centro das Irmãs mesmo que sejam solicitadas a procurar outros centros, expressam que os cuidados e os remédios das irmãzinhas são sagrados e milagrosos, o que posso dizer! A população admira, valoriza e se sente curada porque entende que essas mulheres que vêm de lugares
tão distantes não podem ser movidas por outro motivo que não seja o AMOR VERDADEIRO!
As patologias tratadas no centro de saúde da Região de Wandiaka continuam a ser casos relevantes de: MALÁRIA (MALÁRIA) com 95%, deixando consequências em crianças dos 8 meses aos 7 anos de idade. Essas consequências a que me refiro são ciclos de convulsões, seguidos de intensas dores musculares e enxaqueca. Outras patologias que existem com intensidade são ITS, INFECÇÃO de pele, desnutrição grave, hipertensão, otite, seborreia, conjuntivite, diabetes, gastrite, enxaqueca, síndrome da madrugada, é uma região Tropical com muita variação
climática: de janeiro a maio temperaturas 45 °C, junho a outubro 26°C a 38°C, novembro a dezembro 20°C a 16°C. Devido a essas variações surgem casos graves de doenças, pela quantidade de poeira do deserto e pela alteração de mosquitos e pragas como cobras e escorpiões que atacam os caminhos e cidades pobres.
Menciono essas patologias com bastante ênfase para conscientizar a população sobre os problemas de todas as comunidades, as mesmas que pouco contribuem para o cuidado do meio ambiente e da higiene pessoal. Durante o ano, foram realizadas palestras de conscientização sobre o valor da vida e o cuidado com o meio ambiente onde se vive para melhorar a qualidade de vida; observa-se pouca ou nenhuma cooperação por parte da equipe. Há uma elevada percentagem de casos de malária, devido à propagação do mosquito, água suja com sacos de plástico, entre restos de lixo espalhados pelas casas.
São realizados dias de saúde: desparasitação e higiene bucal para as crianças do Jardim das Sementinhas, são 300 meninos e meninas de Kalaná e das aldeias. São realizadas palestras de conscientização sobre gravidez, doenças IST, mutilação genital, que a cultura ainda pratica com muita força, ameaçando a vida de muitas meninas. Durante o mês atingimos de 175 a 280 pessoas, entre crianças e adultos.
Deixo aqui a linda missão aos olhos de Deus.
Irmãs, um abraço muito carinhoso a cada uma em sua missão, onde quer que esteja em nome de nossa Congregação.
Por Irmã Elisandra Alves Barreto